Trump diz que vai aumentar para 15% tarifas de importação

A decisão foi divulgada por meio de uma publicação em sua rede social.

Author
Publicado em 21/02/2026 às 12:54h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 21/02/2026 às 12:54h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Segundo o presidente, a medida busca corrigir “décadas de práticas comerciais injustas” (Imagem: Shutterstock)
Segundo o presidente, a medida busca corrigir “décadas de práticas comerciais injustas” (Imagem: Shutterstock)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na tarde deste sábado (21) que vai aumentar as tarifas globais de importação para 15%. A decisão foi divulgada por meio de uma publicação em sua rede social, a Truth Social.
O movimento ocorre menos de 24 horas após Trump informar que utilizaria um novo instrumento legal para aplicar uma tarifa de 10% sobre produtos importados, com efeito imediato.  Na sexta-feira (20), a Suprema Corte dos Estados Unidos havia derrubado o tarifaço imposto no ano passado.
Segundo o presidente, a medida busca corrigir “décadas de práticas comerciais injustas” que, em sua avaliação, prejudicaram a economia americana. No comunicado, Trump afirmou que a decisão foi feita após “uma análise completa e detalhada” após decisão recente da Suprema Corte contrária a parte de sua política tarifária.
Na mensagem publicada, ele declarou ainda que a elevação é legal e respaldada pelos instrumentos jurídicos existentes, acrescentando que, nas próximas semanas, sua administração definirá “as novas tarifas legais e permissíveis”.