The Economist diz que COP 30 em Belém será um “caos”
Conferência do clima está marcada para novembro deste ano

Em reportagem publicada nesta semana, a The Economist disse que a COP 30, marcada para acontecer em Belém, será um caos. A revista britânica classificou a capital paraense como uma “cidade esburacada na Amazônia”.
📰 “Belém é uma cidade esburacada na Amazônia brasileira, quente, pontilhada de esgoto a céu aberto e com escassez de leitos de hotel. Cerca de 40% de suas casas não têm rede de esgoto. E em novembro sediará a COP 30, a cúpula do clima da ONU deste ano, que certamente será um caos”, diz o texto.
Entre outros pontos, a publicação destaca que a cidade não tem capacidade para receber os 50 mil visitantes que são esperados para o evento. A reportagem também destaca que os valores de acomodações “de má qualidade” passam de US$ 10 mil por dia na plataforma de reservas Airbnb.
“Escolas públicas e quartéis militares estão sendo equipados com ar-condicionado e beliches para se tornarem ‘albergues’. O que normalmente são ‘motéis do amor’ também será uma opção”, relata o jornalista enviado especial da revista.
🗣Leia mais: Declaração da Celac não tem consenso, mas critica sanções e guerra comercial
Belém foi escolhida para sediar a COP30 justamente por estar na Amazônia e passar ao mundo a mensagem de que é preciso encontrar um equilíbrio entre crescimento econômico e proteção ambiental. No entanto, o próprio governo estadual já declarou que receber todos os turistas é um desafio para esta cidade que tem uma capacidade limitada de vagas em hotéis.
Uma das soluções encontradas pelos governos federal e estadual foi colocar três cruzeiros à disposição dos visitantes. Os navios operados pela MSC estarão atracados na costa de Belém e serão usados pelas delegações estrangeiras entre os dias 5 e 22 de novembro.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar