Taxa de 50% é “insustentável” e culpa é dos Bolsonaros, diz Haddad
Jair Bolsonaro é réu na ação penal do STF que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

🗣️ Nesta quinta-feira (10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a tarifa de 50% aplicada pelos EUA às importações do Brasil é “insustentável” e foi organizada pela família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Estamos falando de uma tarifa insustentável, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista político”, declarou o ministro em entrevista ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
O ministro também culpou os Bolsonaros por ter contribuído para a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano). “A única explicação plausível pelo que foi feito ontem foi porque a família Bolsonaro urdiu esse ataque ao Brasil. E com um objetivo específico, que é escapar do processo que está em curso”, afirmou Haddad.
“Um brasileiro que presidiu o país, está conspirando contra os interesses nacionais em proveito próprio. Isso é uma coisa muito inaceitável […] Não conheço precedente histórico de uma coisa tão vergonhosa como a atitude dessa família”, disse o ministro da Fazenda.
💬 Bolsonaro é réu na ação penal do STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Ele responde a cinco acusações, incluindo organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Bolsonaro também está inelegível até 2030 por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
Leia também: Quais ações da B3 ganham e perdem com novas tarifas de Trump?
Ele ainda criticou o governador de São Paulo: "Sobre o governador, o governador errou muito. Porque ou bem uma pessoa é candidata à presidente, ou é candidata a vassalo. E não há espaço no Brasil para vassalagem, desde 1822 isso acabou. O que está se pretendendo aqui? Ajoelhar diante de uma agressão unilateral sem nenhum fundamento econômico", pontuou.
Haddad também abordou as ameaças de Trump ao Brics, grupo que reúne nações do Sul Global. Ele enfatizou a variedade de parcerias que o Brasil tem consolidado e afirmou que o país tem porte "para não precisar se alinhar a nenhum bloco"."Nós não mudamos a atitude em relação ao governo dos Estados Unidos respeitando a escolha do povo americano e dizendo: continuamos abertos a parcerias. Nós temos muitas áreas de interesse comum", sinalizou.
💭Em resposta ao anúncio de Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil recorrerá à Lei da Reciprocidade Econômica. Ele destacou ainda que o Brasil possui instituições independentes e reafirmou que não aceitará ser "tutelado por ninguém". Além disso, Lula também fará um pronunciamento em rede nacional para responder o presidente dos Estados Unidos. O comunicado será feito entre esta quinta (10) e sexta-feira (11).

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados