Senadores nos EUA acusam Trump de abuso de poder por tarifas no Brasil

Os parlamentares também expressaram preocupação com a crescente aproximação entre o Brasil e a China.

Author
Publicado em 25/07/2025 às 16:22h - Atualizado 14 horas atrás Publicado em 25/07/2025 às 16:22h Atualizado 14 horas atrás por Elanny Vlaxio
O texto foi publicado nessa quinta-feira (24) (Imagem: Shutterstock)
O texto foi publicado nessa quinta-feira (24) (Imagem: Shutterstock)

🗣️ 11 senadores democratas encaminharam na última quinta-feira (24) uma carta ao presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump, contestando a imposição de tarifas de 50% às importações brasileiras. No texto, os parlamentares acusam o chefe do Executivo de "claro abuso de poder".

"Escrevemos para expressar sérias preocupações sobre o claro abuso de poder presente em sua recente ameaça de iniciar uma guerra comercial com o Brasil. (...) Interferir no sistema legal de uma nação soberana estabelece um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação", apontaram.

Leia também: Trump nega querer destruir empresas de Elon Musk

💬 Os senadores democratas argumentam ainda que uma resposta retaliatória do Brasil pode resultar no aumento dos preços de vários produtos para os Estados Unidos. Além disso, expressaram preocupação com a crescente aproximação entre o Brasil e a China, bem como outros países.

"Usar todo o peso da economia americana para interferir nesses processos em favor de um amigo é um grave abuso de poder, enfraquece a influência dos EUA no Brasil e pode prejudicar nossos interesses mais amplos na região. (...) Uma guerra comercial com o Brasil também aproximaria o país da RPC (República Popular da China)", explicaram.