McDonald’s encerra disputa de US$ 10 bilhões com empresário de mídia negra
A rede de fast-food firmou um acordo com o empresário de mídia Byron Allen, que processava a companhia por discriminação racial.
🚨 O McDonald’s (MCDC34)segue como a marca de fast food mais consumida fora de casa pelos brasileiros, conforme revelado por um estudo recente da Kantar.
O levantamento, que considera os pontos de contato entre consumidores e marcas (métrica chamada Consumer Reach Points - CRP), coloca a rede americana na liderança, com 41,9 milhões de pontos, apesar de uma ligeira queda em frequência e penetração de compra.
Na segunda posição, o Burger King, representada no Brasil pela Zamp (ZAMP3) mostra um desempenho sólido, acumulando 26 milhões de CRP, com um crescimento de 3,9% no número de compradores.
Em seguida, o Grupo Habib’s, que inclui as redes Habib’s e Ragazzo, apresenta um salto impressionante de 17,5% em novos consumidores, alcançando 15,3 milhões de pontos.
O estudo da Kantar analisou o consumo de fast food em sete das principais regiões metropolitanas do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Fortaleza – com dados de 48 milhões de brasileiros, coletados ao longo de 12 meses, até março de 2024.
Enquanto gigantes internacionais mantêm forte presença, redes nacionais como Giraffas e China In Box ganham terreno.
O Giraffas subiu para a quinta posição, com 7,9 milhões de CRP, enquanto o China In Box ocupa o sexto lugar, com 5,9 milhões.
Essas marcas têm se adaptado às demandas do consumidor brasileiro, ampliando o leque de opções além dos tradicionais hambúrgueres e pizzas, e se firmando como alternativas práticas para refeições do dia a dia.
Na contramão, o Bob’s registrou uma queda expressiva, ocupando o décimo lugar do ranking após perder quatro posições.
De acordo com a Kantar, problemas de distribuição e localização das lojas têm contribuído para a retração, mesmo com elogios ao sabor de seus produtos.
Tendências por Classe Social As classes sociais também apresentam comportamentos distintos em relação ao consumo de fast food.
📈 Consumidores das classes A e B estão incorporando refeições rápidas em seu cotidiano, enquanto as classes D e E ainda associam esse tipo de alimentação a momentos de lazer, principalmente nos finais de semana.
Um dado interessante é que o jantar se destaca como o principal momento de consumo, gerando 40 milhões de pontos de contato.
O crescimento do consumo de fast food é notável em todas as classes, com destaque para as classes A/B (+5%) e D/E (+11%), bem como entre o público jovem de até 29 anos, que teve um aumento de 11,2% no consumo.
Mesmo diante da inflação e do aumento de preços, o setor de fast food no Brasil vive um bom momento.
No primeiro trimestre de 2024, o gasto médio cresceu 31,6%, e o volume de consumo fora do lar aumentou 34% em comparação ao ano anterior.
📊 As redes que souberem alinhar conveniência, inovação e boas práticas de delivery tendem a consolidar ainda mais suas posições.
A rede de fast-food firmou um acordo com o empresário de mídia Byron Allen, que processava a companhia por discriminação racial.
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.
Holding brasileira investe em empresas como Compass, Moove, Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3).
Companhia elétrica capta R$ 9,4 bilhões com renda fixa e alonga prazo médio da dívida de 5,5 anos para 5,8 anos.
No último pregão em novembro de 2025, o principal índice da B3 supera os 159 mil pontos pela 1ª vez.
Elétrica adquire participação majoritária de 52% do capital da Lurean S.A., focada em resíduos agroindustriais.
Todavia, a companhia elétrica viu suas receitas líquidas recuarem quase 10% no mesmo período.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?