Pontualidade aérea: Azul e Latam figuram entre as melhores do planeta

Levantamento da Cirium avalia desempenho de companhias globais; Aeromexico é campeã

Author
Publicado em 07/01/2026 às 07:00h - Atualizado 21 horas atrás Publicado em 07/01/2026 às 07:00h Atualizado 21 horas atrás por Wesley Santana
Azul é uma das três maiores companhias aéreas do país (Imagem: Shutterstock)
Azul é uma das três maiores companhias aéreas do país (Imagem: Shutterstock)

Nada pior do que chegar na área de embarque e ver que o voo está atrasado, não é? No entanto, acredite ou não, os brasileiros estão entre os que menos têm esse azar — pelo menos é isso que mostra o ranking de pontualidade do serviço aéreo global.

Isso porque duas empresas nacionais estão na lista das aéreas mais pontuais do mundo, conforme destacou a 17ª edição do On-Time Performance Review 2025, produzido pela Cirium. A Azul obteve a melhor colocação no país, com um índice de pontualidade de 85,1%, seguida da Latam, que tem 82,4%.

No entanto, o ranking é liderado por outra empresa latina, a Aeroméxico, que chega a 90% no índice, ocupando a primeira posição global. A empresa presta serviço para quase todos os continentes e, mesmo assim, consegue entregar seus passageiros quase sempre no horário acordado no momento da compra.

Leia mais: Embraer (EMBJ3) bate recorde com 244 aeronaves entregues; ação sobe 65%

O segundo lugar da lista fica com a Saudia, da Arábia Saudita, que tem 86,5%. O pódio fica completo com a SAS (Sistema Aéreo da Escandinávia), situada entre Suécia, Noruega e Dinamarca, com 86%.

Para montar esse ranking, a Cirium considerou como pontuais os voos que chegaram ao portão de desembarque com até 14 minutos e 59 segundos de atraso em relação ao horário programado. Esse intervalo é suficiente para abarcar problemas com fila de espera para pousos e decolagens, por exemplo.

Veja o top 10 de pontualidade entre companhias aéreas:

  1. Aeromexico (90,02%)
  2. Saudia (86,53%)
  3. SAS (86,09%)
  4. Azul (85,18%)
  5. Qatar Airways (84,42%)
  6. Iberia (83,52%)
  7. LATAM Airlines (82,40%)
  8. Avianca (81,73%)
  9. Turkish Airlines (81,41%)
  10. Delta Air Lines (80,90%)

Mais voos da Latam

A partir de abril, os brasileiros terão mais opções de voos para os Estados Unidos e Europa, conforme anunciou a Latam. A companhia aérea vai aumentar a frequência semanal de voos para Miami, Barcelona e Roma, além de incluir Amsterdã (Holanda) na lista de destinos internacionais.

“Estamos atentos às oportunidades para oferecer mais opções aos nossos clientes. Esses incrementos refletem nossa capacidade de ajustar a oferta com agilidade e eficiência, sempre priorizando destinos com alta procura e relevância tanto para o viajante brasileiro quanto para os estrangeiros que desejam visitar o nosso país”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.