PL que incentiva a volta da Bolsa de Valores do RJ é aprovado
A BVRJ encerrou suas atividades no final da década de 1990 após escândalos financeiros.

Na última terça-feira (25), o PL (Projeto de Lei) 3274/2024 que incentiva a volta da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi aprovado. O texto possibilitou modificações no Código Tributário do Rio visando estimular a instalação de uma nova bolsa de valores na cidade.
📊 Em suas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes brincou dizendo "Faria Lima, a festa está acabando". Ele ainda mencionou o perfil "Faria Lima Elevator", que publica posts engraçados sobre o mercado financeiro no país. "E o beach tennis aqui é na praia de verdade hein...Ah! E prometo não mandar um Nagi Nahas [sic] para aí!", disse Paes.
No início deste mês, o prefeito enviou a proposta à Câmara de Vereadores da capital fluminense. De acordo com o político, o objetivo é facilitar a recriação da Bolsa de Valores do RJ. O PL propõe a redução da alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2% sobre as atividades da bolsa de valores, como incentivo ao retorno do mercado de ações carioca.
📉 Vale citar que a BVRJ encerrou suas atividades no final da década de 1990 após escândalos financeiros envolvendo o mega-investidor Naji Nahas.
E o que vem depois?
Em março deste ano, o colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo", informou que o Mubadala Capital, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, planejava estabelecer uma nova bolsa de valores no Brasil, com sede no Rio de Janeiro.
💲 Segundo apurações do jornal Valor, com investimentos do Mubadala, o ATG (Americas Trading Group), especializado em sistemas eletrônicos de negociação de ações, aguardava autorização das autoridades do mercado de capitais para iniciar suas operações.
De acordo com as empresas, a futura bolsa ATG buscaria aumentar o volume de negociações no mercado brasileiro sem competir diretamente com a B3, atualmente a única bolsa de valores autorizada a operar no país.
Com a mira no segundo semestre de 2025, a nova bolsa de valores do Rio de Janeiro se prepara para iniciar suas operações, abrindo as portas para a negociação de ações, derivativos, câmbio e commodities. A iniciativa, possivelmente liderada por Claudio Pracownik, figura do mercado financeiro brasileiro, promete diversificar o cenário e impulsionar a competitividade.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano