PetroReconvaco (RECV3) terá novo presidente em 2024, conheça o escolhido

Depois de 15 anos no comando da companhia, Marcelo Magalhães renunciou e será substituído por José Maria Firmo

Author
Publicado em 24/11/2023 às 20:54h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 24/11/2023 às 20:54h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
A PetroReconcavo é uma operadora independente de petróleo e gás (Shutterstock)
A PetroReconcavo é uma operadora independente de petróleo e gás (Shutterstock)

A PetroReconvaco (RECV3) terá um novo presidente a partir de 2024. É que, depois de 15 anos no comando da companhia, Marcelo Campos Magalhães renunciou. O escolhido para substitui-lo foi o atual diretor presidente do Porto Açu, José Maria de Mello Firmo.

A PetroReconvaco anunciou a saída de Marcelo Magalhães nesta sexta-feira (24). A companhia disse que ele renunciou "para dedicar mais tempo a assuntos pessoais" e agradeceu o "empenho, dedicação e significativa contribuição" do executivo na trajetória da companhia nos últimos anos.

Leia também: Petrobras (PETR4) projeta até US$ 55 bi em dividendos até 2028

"O Sr. Marcelo Magalhães atua como Diretor-Presidente da PetroReconcavo, há 15 anos, durante um período de forte crescimento e transformação da Companhia, tornando-a em uma das principais empresas independentes de exploração e produção de petróleo e gás natural do Brasil", destacou.

Novo diretor presidente

Com a saída de Marcelo Magalhães, a PetroReconcavo passará a ser comandada pelo atual diretor presidente do Porto Açu, José Maria de Mello Firmo. Ele tomará posse em 1º de janeiro de 2024. Até lá, Marcelo Magalhães continuará à frente da companhia.

Segundo a PetroReconcavo, José Maria Firmo foi escolhido pelo seu Conselho de Administração, com o apoio da consultoria Heidrick & Struggles, e será eleito peloo board até o dia da sua posse. Veja o currículo do próximo presidente da PetroReconcavo:

"O Sr. José Firmo possui mais de 30 anos de experiência na indústria de Petróleo. Após iniciar sua carreira, na indústria de Petróleo, em 1988 na Tratex, o Sr. Firmo ingressou na Schlumberger, em 1992, onde ocupou inúmeras funções, desde Engenheiro de Campo offshore no Brasil, até posições de Gerente de Campo na América do Norte e do Sul, Diretor Global de Recursos Humanos de Segmento, Vice-Presidente de Operações na América Latina e Presidente da Schlumberger Brasil.

O Sr. José Firmo também foi Vice-Presidente Sênior de Operações da Seadrill no Hemisfério Ocidental de 2014 a 2019. Ele foi Presidente do IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de 2017 a 2019 e Presidente da ABESPETRO - Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Setor de Petróleo e Gás de 2016 a 2017.

Desde 2019, o Sr. Firmo ocupa a posição de Diretor Presidente do Porto do Açu, uma subsidiária da PRUMO Holding de investimentos. O Sr. Firmo é natural do Rio de Janeiro. Ele possui Mestrado em Administração de Empresas pela Rotterdam School of Management, Erasmus University."