Advogado da Petrobras (PETR4) é o novo ministro da Justiça de Lula
Wellington César Lima e Silva vai assumir o ministério no lugar de Ricardo Lewandowski.
🚨 A Petrobras (PETR4) confirmou nesta terça-feira (13), que o campo de Tupi voltou a operar em sua capacidade máxima histórica, atingindo a marca de 1 milhão de barris de óleo por dia (bpd).
O anúncio, feito pela presidente Magda Chambriard, celebra o sucesso de um plano de revitalização que buscou interromper o declínio natural de um ativo que já foi o maior produtor do Brasil.
Para a Petrobras, o retorno de Tupi a este patamar é "o resgate de um símbolo", reafirmando a capacidade técnica da empresa em gerir jazidas complexas e maduras.
O salto na produção foi possibilitado pela interligação de onze novos poços ao longo de 2025, um esforço de engenharia que elevou o total de poços perfurados no ativo para mais de 150.
A Petrobras opera o campo de Tupi como líder do consórcio, detendo a maioria da participação ao lado de parceiros estratégicos como a Shell e a Galp.
Esse "gigante" do pré-sal, que havia atingido a marca de 1 milhão pela primeira vez em 2019, agora divide o protagonismo com o campo de Búzios, consolidando a Petrobras como operadora de dois ativos de classe mundial com produção individual superior a sete dígitos.
A Petrobras não pretende parar por aqui. A companhia já iniciou estudos para a perfuração de poços adicionais em Tupi e avalia, junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP), a instalação de uma nova unidade de produção (FPSO) a partir de 2031.
Além disso, a estatal busca estender a vida útil das nove plataformas que já operam no campo, garantindo que o fluxo de caixa gerado pelo ativo permaneça robusto por mais décadas.
➡️ Leia mais: BTG prevê semestre difícil para o BB (BBAS3) e adia dividendos 'gordos'
Essa resiliência operacional é vital para o Plano de Negócios da companhia. O pré-sal hoje representa cerca de 80% da produção total da Petrobras.
Em janeiro de 2025, a produção acumulada nesta camada geológica atingiu o recorde de 7 bilhões de barris, impulsionada justamente por Tupi, Búzios e Mero.
A capacidade da Petrobras em manter o baixo custo de extração nessas áreas, aliado a uma das menores pegadas de carbono da indústria global, torna a empresa uma das mais competitivas do mundo.
Para os investidores, a retomada da produção em Tupi traz segurança quanto à capacidade da Petrobras em repor reservas e manter dividendos.
Em um cenário de incertezas geopolíticas, ter uma produção doméstica em ascensão e tecnicamente estável blinda a companhia.
📊 O sucesso em Tupi serve como prova de conceito para outros projetos de revitalização, como os da Bacia de Campos, mostrando que a Petrobras possui o know-how necessário para extrair valor máximo de seus ativos ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Wellington César Lima e Silva vai assumir o ministério no lugar de Ricardo Lewandowski.
As ações da petroleira saltaram mais de 3%, liderando os ganhos do dia e acumulando cinco pregões consecutivos de alta.
A ANP condicionou a retomada das atividades à prestação de esclarecimentos detalhados sobre o vazamento de fluido sintético.
Estatal diz que incidente foi controlado, mas que atividades ficarão suspensas por mais de 10 dias.
As empresas listadas na B3 distribuíram R$ 355,8 bilhões em dividendos e JCP em 2025.
Enquanto o barril de petróleo opera em alta no exterior (subindo 1,87%, a US$ 58,39), as ações do setor operam no vermelho.
Investidores acompanharão respingos da crise da Venezuela sobre o petróleo, além do payroll nos EUA.
Dona da maior reserva mundial comprovada de petróleo, a Venezuela é membro fundadora da Opep desde 1960.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?