Petrobras (PETR4) avança na África, com aquisição na Namíbia
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
🤔 Na próxima quarta-feira, 22 de janeiro, o TCU (Tribunal de Contas da União) realizará sua primeira sessão do ano de 2025, em que os ministros analisarão um recurso interposto pela Petrobras (PETR4) contra o processo de acompanhamento da nova política de preços de combustíveis da empresa.
Em novembro, o TCU concedeu à Petrobras um prazo de 120 dias para instituir uma norma interna que detalhasse a implementação da política de preços de combustíveis anunciada em maio de 2023.
Com a reunião no dia 22, o TCU analisará um recurso da Petrobras que busca esclarecer alguns pontos do acórdão referente a essa política. Além disso, a Corte também julgará uma representação do Ministério Público que denuncia a utilização indevida de recursos do programa Bolsa Família em apostas esportivas online.
💰 A petroleira pode aumentar os preços da gasolina e do diesel, segundo análise da Santander Corretora. A estatal vem oferecendo descontos de cerca de 7% na gasolina e 12% no diesel, mas a alta recente nos preços do petróleo no Golfo do México, impulsionada por eventos climáticos e tensões geopolíticas, pode levar a um reajuste.
Desde os últimos ajustes da Petrobras, a gasolina está sendo vendida com um desconto de 7% e o diesel, com 12%, em relação ao PPI (preço de paridade de importação). Para restaurar as margens históricas, a Petrobras precisaria elevar os preços da gasolina e do diesel em cerca de 7% a 8%, segundo o Santander.
💸 Atualmente, as margens da gasolina e do diesel estão abaixo da média histórica. No entanto, a oferta elevada de gasolina no Atlântico pode limitar uma alta nos preços internacionais no curto prazo. Além disso, o aumento do ICMS sobre combustíveis, previsto para 1º de fevereiro, pode adiar um possível reajuste nos preços da gasolina pela Petrobras, especialmente devido ao impacto na inflação.
Leia também: Suzano (SUZB3) tem interesse em comprar divisão da Kimberly-Clark, diz jornal
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?