Petrobras (PETR4) avança na África, com aquisição na Namíbia
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
A Petrobras (PETR4) passou por um período de baixa na exploração de novos poços de petróleo em 2023, segundo a presidente da companhia, Magda Chambriard. No entanto, a executiva afirmou nesta terça-feira (29) que a empresa pretende aumentar as atividades exploratórias no futuro.
🛢️ “Vamos contribuir para o PIB [produto interno bruto] brasileiro...Esse ano furamos muito pouco. Precisamos buscar novas fronteiras exploratórias”, disse em evento na Bolsa do Rio. Os poços pioneiros marcam o início da exploração em uma nova região, sendo os primeiros a serem perfurados.
Celebrando os 50 anos da Bacia de Campos, a presidente da Petrobras reforçou o compromisso da companhia em dobrar a produção da região. No entanto, a executiva alertou para os desafios impostos pelo aumento dos custos com fornecedores, destacando a importância de uma gestão eficiente dos recursos.
Chambriard reiterou também o compromisso da companhia com a exploração da Margem Equatorial, afirmando que a empresa está trabalhando para atender a todas as exigências dos órgãos ambientais. A executiva destacou a importância da diversificação das fontes de energia para garantir a segurança energética do país.
📉 A produção total de petróleo e gás da Petrobras apresentou uma redução de 6,5% no terceiro trimestre de 2024, atingindo 2,689 milhões de barris de óleo equivalente por dia, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A empresa disse que a produção se manteve estável devido ao alcance do pico de produção do FPSO Sepetiba, no campo de Mero, impulsionado pela entrada em operação de três novos poços. Além disso, a empresa destacou a contribuição de novos poços nos campos de Búzios e Tupi
Já a produção foi de 1,818 milhões de barris de derivados por dia no terceiro trimestre de 2024, representando uma redução de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, na comparação com o segundo trimestre, houve um aumento de 4,2%.
📊 Na outra ponta, o fator de utilização das refinarias atingiu 95% no terceiro trimestre de 2024, apresentando uma pequena redução em relação aos 96% registrados no mesmo período do ano anterior.
No entanto, o índice ficou acima dos 91% do segundo trimestre. As vendas internas de derivados, por sua vez, totalizaram 1,771 milhão de barris por dia, representando uma queda de 2,7% em comparação ao terceiro trimestre de 2023.
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?