Petrobras (PETR4): Produção de óleo e gás sobe 2,4% no 2º tri
A companhia produziu 2,69 milhões de barris de óleo equivalente por dia, mas teve recuo nas vendas.

A Petrobras (PETR4) registrou uma produção média de 2,69 milhões de boed (barris de óleo equivalente por dia) no segundo trimestre de 2024. O resultado é 2,4% maior que o do mesmo período de 2023.
⛽Em relatório operacional publicado nesta segunda-feira (29), a estatal disse que a alta se deve à evolução na produção no pré-sal das bacias de Campos e Santo.
Mais especificamente, a melhora reflete ao ramp-up dos navios-plataforma de Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em produção de 12 novos poços de projetos complementares.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, no entanto, a produção da Petrobras 2,8%, devido ao maior volume de perdas por paradas para manutenções e ao declínio natural de campos maduros.
Ao todo, a Petrobras produziu 2,737 milhões de boed no primeiro semestre de 2024. Segundo a companhia, a produção está em linha com o seu plano estratégico e deve crescer ainda neste ano, com o início das operações de mais dois navios-plataforma: Marechal Duque de Caxias e Maria Quitéria, nos campos de Mero e Jubarte, respectivamente.
Vendas caem 1,3%
📉 As vendas de derivados de petróleo, no entanto, somaram 1.700 Mbpd no segundo trimestre. O resultado caiu 1,3% em relação ao mesmo período de 2023, devido a uma redução nas vendas da gasolina.
Já em relação ao primeiro trimestre de 2024, as vendas subiram 3,2%. Segundo a Petrobras, a alta se deve ao aumento de vendas de diesel e de GLP, "reflexo da maior atividade econômica e de temperaturas médias mais baixas, respectivamente".
A Petrobras destacou ainda que as vendas de diesel S-10 representaram 63,9% das vendas totais de óleo diesel do trimestre e, com isso, bateram um novo recorde trimestral.
Leia também: Petrobras (PETR4): Possível aquisição pode afetar pagamento dos dividendos, diz BTG
No mercado de gás natural, as vendas da Petrobras despencaram 12% na base anual, para 44 milhões de m³/dia. Na comparação trimestral, o recuo foi de 6,4%.
Segundo a estatal, o baque nas vendas de gás natural se deve ao "aumento da participação de outros agentes, decorrente do processo de abertura de mercado".
Produção de derivados diminui 3,5%
A Petrobras registrou um fator de utilização de 91% do seu parque de refino no segundo trimestre. A companhia, no entanto, teve paradas programadas em refinarias como a Replan e a Revap.
Por isso, a produção total de derivados caiu 3,5% na comparação com o mesmo período de 2023 e 0,5% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
A companhia afirmou, por sua vez, que houve um incremento de produção dos derivados de maior valor agregado (diesel e gasolina) em relação aos produtos de menor valor agregado (GLP, nafta e óleo combustível).

PETR4
PetrobrásR$ 32,58
-1,06 %
9,70 %
17.04%
8,73
1,06

Petrobras (PETR4) elege nova diretora de transição energética, conheça
A escolhida é Angélica Laureano, a atual presidente do Gasoduto Bolívia-Brasil.

Petrobras (PETR4) será afetada pela tarifa de Trump? Veja o que diz a empresa
EUA receberam 37% de todas as exportações de derivados da estatal no 1º trimestre de 2025.

Justiça autoriza simulado da Petrobras (PETR4) na Foz do Amazonas
A decisão foi proferida na última segunda-feira (7) pelo juiz federal substituto Athos Alexandre Câmara Attiê, da 1ª Vara Federal do Amapá.

Petrobras (PETR4): Siemens e Seatrium fecham acordo de R$ 2 bi para eficiência de FPSOs
A fabricação dos compressores será feita na Alemanha, enquanto a planta da Siemens em Santa Bárbara d’Oeste.

Petrobras (PETR4) pode retomar venda do Polo Bahia suspensa no governo Lula
A decisão, segundo a CEO da estatal, ainda está em análise e será tomada com base em critérios de retorno financeiro.

Lula elogia competência da presidente da Petrobras (PETR4): "Tem veneno"
O presidente também cobrou que os órgãos competentes fiscalizem o preço da gasolina vendida por postos de combustíveis.

Petrobras (PETR4) prevê alta do Ebitda na área de refino em 2025
A declação foi feita nesta sexta-feira (4) na Refinaria da Petrobras em Duque de Caixas, Rio de Janeiro.

Petrobras (PETR4) quer gerar até 100 mil empregos até 2029 com novos investimentos
Os recursos serão aplicados até 2029 em projetos nas áreas de refino, petroquímica, logística de gás natural e energia.