Petrobras (PETR4): “Pesa nos dividendos os interesses dos nossos acionistas”, diz CEO

A declaração foi feita nesta terça-feira (5) em entrevista à "CNN Money".

Author
Publicado em 05/11/2024 às 13:32h - Atualizado 16 dias atrás Publicado em 05/11/2024 às 13:32h Atualizado 16 dias atrás por Elanny Vlaxio
A companhia possui uma política de distribuição de dividendos (Imagem: Shutterstock)
A companhia possui uma política de distribuição de dividendos (Imagem: Shutterstock)

Em entrevista à TV "CNN Money", a presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, destacou que a decisão da companhia em distribuir dividendos é fortemente influenciada pelos interesses de seus acionistas, tanto os governamentais quanto os privados.

🗣️ “Pesa na decisão os interesses dos nossos acionistas como um todo, sejam eles governamentais ou privados”, disse a executiva, em entrevista ao canal. 

De acordo com Chambriard, ela nunca foi contatada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o assunto. A executiva afirmou que, caso o caixa da estatal seja suficiente para atender aos investimentos previstos no plano estratégico, o valor excedente poderá ser destinado como dividendo extraordinário.

A companhia possui uma política de distribuição de dividendos que prevê a destinação de 45% do seu fluxo de caixa livre para pagamento de dividendos ordinários aos acionistas. 

Companhia negou aumento de dividendos extraordinários

A PETR4 também desmentiu na última semana os rumores de que reduziria seus investimentos para aumentar a distribuição de dividendos extraordinários. Em comunicado oficial, a empresa esclareceu que as declarações atribuídas ao diretor financeiro, Fernando Melgarejo, são inverídicas.

💬 "Não houve qualquer declaração do diretor ou divulgação da companhia sobre mudanças significativas no próximo Plano Estratégico, incluindo aumento de dividendos extraordinários e redução de investimentos", declarou a estatal.

Leia também:  Grupo Globo compra e assume o controle da Eletromidia (ELMD3)

A empresa ressaltou ainda que a decisão final sobre o pagamento de dividendos é de competência do Conselho de Administração. A companhia também reiterou que seu Plano Estratégico 2025-2029 ainda está em fase de desenvolvimento e que qualquer informação sobre investimentos ou dividendos nesse momento é considerada especulativa.

💭 "O Plano será submetido à aprovação dos órgãos colegiados conforme sistemática de governança da companhia e tempestivamente comunicado ao mercado", concluiu.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 37,91

Variação (12M)

21,73 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

16,81 %

DY

12.91%

P/L

5,84

P/VP

1,26