Petrobras (PETR4): Dividendos menores esfriam o apetite do mercado, diz Itaú BBA
Há preocupações também com a possível queda do preço do Brent abaixo de US$ 60 por barril.
Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou um decreto que incentivava a venda de refinarias da Petrobras (PETR4). Com isso, o governo extinguiu o CT-CB (Comitê Técnico Integrado), responsável pelo processo de venda dos ativos. A decisão foi tomada durante uma reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
🗣️ “O CT-CB foi criado em um contexto que não mais se relaciona com as prioridades da política energética nacional, e é atribuição do CNPE instituir ou extinguir grupos de trabalho e comitês que tratam de assuntos específicos para o setor de energia no Brasil. O decreto retira do ordenamento jurídico um dos últimos atos ainda vigentes que se referiam ao processo de venda dos ativos de refino no País”, informou o documento.
Leia também: Vale (VALE3) reduz nível de emergência da barragem Sul Superior
Em 2019, a Petrobras se comprometeu a vender oito refinarias após um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para encerrar uma investigação sobre práticas anticoncorrenciais. Essa decisão, tomada durante o governo Bolsonaro, visava aumentar a concorrência no setor de refino. No entanto, apenas três refinarias foram vendidas, sendo elas: Rlam, na Bahia, Reman, no Amazonas e SIX, no Paraná.
💬 “Estamos, de uma vez por todas, dando fim à política de entreguismo do governo anterior, que acabou com os investimentos em setores tão importantes e estratégicos para o país, como a produção de fertilizantes. A Petrobras vai continuar crescendo, produzindo e gerando riqueza para o nosso país e para a nossa gente. Defender a Petrobras é defender o Brasil. A maior empresa do nosso país não está à venda”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
As gestões anteriores à de Lula não conseguiram vender todos os ativos da Petrobras previstos em um acordo com o Cade. Com a nova gestão, a estatal e o governo decidiram manter esses ativos. Em maio, o Cade revisou o acordo de 2019 e a Petrobras retirou cinco refinarias de seu plano de venda.
Há preocupações também com a possível queda do preço do Brent abaixo de US$ 60 por barril.
A maior parte do provento será paga sob a forma de JCP, que estão sujeitos à retenção de IR.
Estatal propôs um reajuste real de 0,5% em 2026, mas categoria considera proposta insuficiente.
Estatal recebeu 19 propostas e deve atuar no fornecimento de biometano a partir de 2026.
Segundo a FUP, 3,1 mil aprovados para o cadastro de reserva aguardam convocação.
Caso a empresa seja vencedora, o objetivo será preparar um parque de baterias para atender à demanda em 2028.
Com essa iniciativa, a estatal se tornou a primeira empresa a produzir integralmente no Brasil esse tipo de combustível.
A unidade tem capacidade de processar 35 milhões de litros de petróleo por dia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?