Petrobras (PETR4) anuncia entrada em novo segmento com participação minoritária
Estatal recebeu 19 propostas e deve atuar no fornecimento de biometano a partir de 2026.
Na última segunda-feira (29), o ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Marques, e a presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, firmaram um acordo para prevenir e combater a corrupção. A iniciativa foi proposta pela própria estatal, que buscou o governo com o objetivo de gerar informações estratégicas para a prevenção, detecção e enfrentamento de irregularidades.
✍️ A Petrobras foi o centro das investigações sobre o esquema de corrupção que deu origem à Operação Lava Jato, iniciada em 2014 e concluída em 2021. De acordo com a CGU, a parceria representa uma oportunidade para fortalecer os mecanismos de controle e gestão de risco das estatais.
O acordo de cooperação técnica prevê que a petrolífera forneça informações e dados à CGU de forma sistemática. Em contrapartida, a CGU oferecerá tecnologias e análises técnicas. O objetivo é promover a transparência e o controle social da empresa, além de melhorar sua gestão e proteger o patrimônio público.
Leia também: Banco Safra aposta em valorização de 70% nas ações da JHSF (JHSF3); entenda
📝 Segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), os contratos superfaturados causaram um prejuízo estimado em R$ 18,6 bilhões. A Petrobras, por sua vez, registrou perdas de R$ 23,8 bilhões, já atualizadas pela inflação, em decorrência do cartel de empreiteiras investigado pela Lava Jato.
O acordo chega um dia após a petroleira divulgar sua produção no segundo trimestre de 2024. A petrobras registrou uma produção média de 2,69 milhões de boed (barris de óleo equivalente por dia), sendo considerado 2,4% maior do que o mesmo período no ano anterior. A estatal atribuiu o aumento à evolução na produção do pré-sal nas bacias de Campos e Santo.
📃 Especificamente, a melhoria é resultado do ramp-up dos navios-plataforma Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em operação de 12 novos poços de projetos complementares. No entanto, em comparação com o primeiro trimestre de 2024, a produção da Petrobras caiu 2,8% devido ao maior volume de perdas por paradas para manutenção e ao declínio natural de campos maduros.
No primeiro semestre de 2024, a Petrobras produziu 2,737 milhões de boed. De acordo com a companhia, essa produção está alinhada com seu plano estratégico e deverá aumentar ainda este ano, com o início das operações de dois novos navios-plataforma: Marechal Duque de Caxias e Maria Quitéria, nos campos de Mero e Jubarte, respectivamente.
Estatal recebeu 19 propostas e deve atuar no fornecimento de biometano a partir de 2026.
Segundo a FUP, 3,1 mil aprovados para o cadastro de reserva aguardam convocação.
Caso a empresa seja vencedora, o objetivo será preparar um parque de baterias para atender à demanda em 2028.
Com essa iniciativa, a estatal se tornou a primeira empresa a produzir integralmente no Brasil esse tipo de combustível.
A unidade tem capacidade de processar 35 milhões de litros de petróleo por dia.
As empresas arremataram participações da União nos campos de Mero e Atapu, em Santos.
Em novembro, a categoria rejeitou a contraproposta da Petrobras para o acordo coletivo de trabalho.
A cerimônia de inauguração das obras contará com a presença de Lula, nesta terça-feira (2).
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?