Oposição busca apoio para pedir impeachment de Alexandre de Moraes
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) lidera o grupo e acusa o ministro de "abusos de poder" em suas ações judiciais.

📊 Parlamentares contrários ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciaram, nesta quarta-feira (14), um movimento para coletar assinaturas com o objetivo de apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) lidera o grupo e acusa o ministro de "abusos de poder" em suas ações judiciais.
O pedido de impeachment é motivado por uma série de reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, que sugerem que Moraes teria utilizado métodos considerados "informais" e fora dos procedimentos convencionais para reunir provas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.
A investigação estaria relacionada ao inquérito das "fake news" e envolveu, segundo as reportagens, uma troca de mensagens fora do rito tradicional entre o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A estratégia da oposição é reunir as assinaturas necessárias até o dia 7 de setembro, visando protocolar o pedido de impeachment em 9 de setembro.
Cabe ao Senado Federal a análise e possível avanço desse processo, que, historicamente, já registrou quase duas dezenas de pedidos semelhantes contra Moraes, sem que nenhum tenha progredido até o momento.
⚖️ De acordo com Girão, as acusações contra Moraes incluem "violações de direitos constitucionais, abuso de poder e desrespeito ao Código de Processo Penal".
O documento conta com o apoio de outros parlamentares, tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados.
Esse novo pedido reforça o embate contínuo entre membros da oposição e o STF, com críticas direcionadas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por supostamente bloquear o avanço de processos de impeachment contra ministros do Supremo.
🗣️ As alegações contra Moraes incluem a violação de direitos humanos, o uso inadequado de prisão preventiva e a quebra do devido processo legal, o que, segundo os senadores, configura um ataque direto aos princípios democráticos.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar