Oferta de petróleo deve ser maior que demanda em 2025
Economia chinesa está intrinsicamente ligada a esse fenômeno

⛽ Poderiam os preços do petróleo cair ao redor do mundo? A reposta é sim, segundo a Agência Internacional de Energia. A entidade prevê que a oferta de óleo em 2025 será maior que a demanda, o que, no fim, pode gerar uma queda nos preços.
O principal motivo para este resultado está relacionado à economia chinesa que deve permanecer com um desempenho fraco no próximo ano. Além disso, o país caminha para eletrificar a frota de veículos, o que pode gerar ainda mais preço sobre o preço do chamado ouro negro, preveem os analistas.
Desde o começo da década, a nação asiática tem sido a maior responsável pelo crescimento da demanda global por combustível. Calcula-se que 60% do movimento de alta esteja ligado a ela.
🌱 Leia mais: PIB do agronegócio deve tombar em 2024, mas tem ação na B3 salva
Atualmente, os barris de petróleo custam cerca de US$ 70 no mercado internacional, já contando com uma baixa de 7% que registaram no acumulado dos últimos sete dias. Esse fenômeno de queda é visto com curiosidade pelos analistas, considerando que o Oriente Médio, um dos maiores responsáveis pela extração do material, enfrentas tensões crescentes.
"Olhando para o futuro, espera-se que o crescimento econômico da China permaneça bem apoiado. No entanto, os ventos contrários no setor imobiliário e a crescente penetração de caminhões e veículos elétricos a GNL provavelmente pesarão sobre a demanda por diesel e gasolina no futuro", destaca o último relatório da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Aumento adiado
⏳ No mês passado, os países que compõe a Opep+ acordaram em adiar o aumento da produção de petróleo previsto para este mês de outubro. O principal fator que fez o grupo chegar a essa decisão foi justamente a queda dos preços no mercado internacional.
Os representantes da Opep+, liderados pela Rússia, devem se reunir em dezembro para avaliar se o aumento será feito ou não. A perspectiva de demanda enfraquecida para 2025 deve ser uma preocupação para o grupo de países que têm uma economia baseada na exportação do óleo.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista

Embraer (EMBR3) decola quase 9% e puxa Ibovespa aos 123 mil pontos; dólar cai a R$ 5,75
Fabricante brasileira de aeronaves adiciona Fly Across MRO à sua rede de Serviços Autorizados no México

Ibovespa quebra sequência de altas em meio às tarifas de Trump; veja ações que caíram
Petrobras e bancos puxam índice brasileiro para baixo, mas são os papéis da Azul (AZUL4) que lideram as perdas neste início de fevereiro

Petrobras (PETR4) supera metas de produção para 2024; veja resultados
A estatal teve novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de barris de óleo equivalente por dia