Nubank (ROXO34) pode voltar à Argentina para desafiar o império do Mercado Pago (MELI34)
Compra do Brubank pode colocar 4 milhões de clientes no radar do roxinho e reabrir a batalha das fintechs no país vizinho.

Praticamente em toda a Argentina, o Mercado Pago (MELI34) já se consolidou como o principal meio de pagamento. Segundo um levantamento do Statista, a empresa acumula um market share superior a 75% no país vizinho.
No entanto, o império de Marcos Galperin pode se ver ameaçado a qualquer momento com a chegada de um novo concorrente de peso. Isso porque o Nubank (ROXO34) estaria avaliando um desembarque em terras argentinas.
Para acessar o mercado, a opção mais comentada seria a compra de um banco local. Neste caso, o principal candidato é o Brubank, banco digital que opera no mesmo formato e que tem visões parecidas com o fundado por David Velez.
Um relatório publicado pelo BTG Pactual dá conta dessa possível aquisição que envolve um universo de 4 milhões de clientes. Se confirmada o M&A, ela marcaria o retorno do Nubank à Argentina, depois de um pequeno período de oferta de cartões de crédito, antes do recrudescimento da crise econômica local.
Leia mais: XP (XPBR31) na mira: Banco Central divulga lista de bancos que cobram juros abusivos
“Se concluída, a aquisição do Brubank poderia dar ao NU uma licença local, base de clientes e infraestrutura (transferências, QR, fundos, empréstimos) alinhadas ao modelo app-first do NU, permitindo tempo de entrada mais rápido no mercado e um desafio crível ao ecossistema de pagamentos do Mercado Pago”, afirmam os analistas do BTG.
Além do Brasil, atualmente, o Nubank mantém operações no México e na Colômbia, países onde tem colhido bons resultados de expansão. No país norte-americano, já superou a marca de 12 milhões de clientes cadastros, o que mostra a velocidade do crescimento no local.
Anteriormente, o próprio Velez já havia comentado a possibilidade de retornar à Argentina, quando disse que estava “olhando para a Argentina”. Na ocasião, o executivo disse que a empresa tomaria uma decisão nos próximos 12 ou 24 meses.
“Os próximos pontos a observar são a confirmação (ou negativa) formal, os trâmites regulatórios com o BCRA (Banco Central argentino), escopo de integração (marca, produtos, depósitos/linha de crédito) e resposta competitiva, principalmente do Mercado Pago e bancos locais”, continua o BTG, no relatório.
O Nubank foi procurado pela imprensa para comentar a suposta fusão, mas disse que não comenta rumores ou especulações de mercado. “Reafirmamos nosso compromisso de manter uma comunicação aberta, clara e oportuna sobre todas as questões relevantes de negócios”, disse, por meio de nota.
Mercado Pago quer crescer
Na semana passada, a divisão argentina do Mercado Pago passou a emitir cartões de crédito para seus consumidores. Essa é uma das etapas da estratégia do banco digital para ganhar mercado frente aos bancos tradicionais do país.
Para disponibilizar o serviço, a fintech solicitou uma licença bancária, que lhe permite funcionar como uma instituição financeira comum. Os cartões serão emitidos com bandeira Mastercard, sem anuidade ou comissões, e possibilidade de parcelamento em até três vezes sem juros.
O grande problema é o uso no exterior que não estará habilitado neste primeiro momento, justamente quando o turismo dos argentinos para fora do país cresce. No entanto, o banco acredita que a funcionalidade será habilitada nos próximos meses.
"Usamos nosso próprio modelo de pontuação e, à medida que cada usuário mostra um bom comportamento de pagamento, esperamos que essas linhas cresçam e melhorem", disse Juan Martín de la Serna, presidente do Mercado Livre Argentina, sobre o lançamento. "Não temos uma meta para quantos cartões queremos emitir. Queremos escolher o número certo de cartões", acrescentou o executivo.

ROXO34
Nu Holdings (NuBank)R$ 13,73
7,52 %
25,41 %
-%
30,21
7,52

Ações do Nubank recuam após anúncio de entrada nos EUA; veja os motivos
A expansão para os EUA foi interpretada como uma aposta de longo prazo, mas que pode trazer riscos relevantes no curto e médio prazo.

Nubank (ROXO34) quer atuar como banco nos Estados Unidos
Banco digital pediu licença para atuar nos EUA e, assim, consolidar plano de expansão global.

Nubank lança cartão para adolescentes com limite atrelado a Caixinhas
A novidade faz parte da estratégia da fintech de expandir sua base de clientes e oferecer soluções financeiras também para o público mais jovem.

Nubank (ROXO34) traz ex-Tesla e Apple para liderar área de criptomoedas
Com uma carreira de mais de 15 anos no setor de tecnologia e finanças digitais, o executivo acumula passagens por gigantes.

Uber e Nubank anunciam parceria que dá até 100% de desconto em corridas
Empresas se juntam em campanha de marketing do banco digital pelo país, com cupons de desconto e bonificação completa.

Nubank (ROXO34) ou Mercado Livre (MELI34)? Itaú revela qual é a sua preferida
O Itaú BBA fez um estudo comparando diretamente o Mercado Livre e o Nubank, e concluiu, o roxinho ainda é a grande referência.

Em reformulação de Ultravioleta, Nubank (ROXO34) acaba com rendimento de 200% do CDI
Em contrapartida, banco vai oferecer programa de pontos e IOF zero para compras no exterior

Investir em ETFs cai no gosto dos brasileiros em 2025; entenda motivo
Fundos de índices já superam a captação da previdência e são os investidores de alta renda que mais aplicam.