Selic a 13,75% não dá colher de chá ao IBOV, além de baixa do petróleo
As ações de petroleiras caíram em peso, com os EUA assegurando a retomada rápida do oleoduto saudita.
Indicada para ser a nova presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard é defensora da exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas.
🛢️Segundo informações da Folha de São Paulo, ela já pediu interferência do presidente Lula para que o projeto saia do papel. Órgãos de proteção ambiental, como o Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis), no entanto, já alertaram para problemas com esse projeto.
A disputa da Petrobras pelo direito de explorar à margem equatorial se arrasta desde o ano passado, quando o Ibama interrompeu a proposta de perfuração de poço no bloco 59 da bacia. Desde então, se iniciou uma intensa discussão sobre o assunto, com a Petrobrás tentando buscando autorização para a operação, mas sem sucesso.
Nos bastidores do governo, ainda segundo o jornal paulista, a resistência do órgão ambiental é vista como desnecessária. Agora, com a chegada de Magda, que já defendeu o empreendimento, a expectativa é que a disputa entre a petrolífera e os órgãos ambientais se acerre.
👩💼Leia mais: Quem é Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras (PETR4)
"Estamos diante de uma questão: qual fronteira poderá garantir a continuidade da produção e das exportações do país a partir do momento em que a produção do pré-sal começar a declinar?", afirmou, em entrevista ao site Petronotícias. “É preciso sempre licitar uma área de alto potencial, como foi feito no pré-sal, bem como licitar áreas com oportunidades de negócios para as pequenas empresas", pontuou.
A exploração do petróleo na região faz parte do plano de investimento da Petrobras e também está entre as prioridades da companhia estatal. Ainda quando era diretora-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Magda comandou o leilão do bloco 59, em 2013, arrematado pela britânica BP, mas que foi cedida à Petrobras anos depois.
Com a demora no licenciamento para exploração, Chambriard escreveu um artigo em que pedia intervenção do presidente da República na situação. "É ele que tem mandato para estabelecer as prioridades nacionais, em nome do povo". "É ele quem precisa decidir sobre os impactos e consequências”, escreveu, destacando que não pedia por um licenciamento inconsequente.
As ações de petroleiras caíram em peso, com os EUA assegurando a retomada rápida do oleoduto saudita.
A empresa brasileira ficou com margem líquida de 29,15%.
O acordo foi firmado no fim de agosto e prevê o suprimento a partir do Terminal de Liquefação de GNL no Texas.
Do total recebido, R$ 643,8 milhões correspondem à comercialização de diesel realizada entre 1º e 15 de junho.
O principal índice da B3 caiu 0,56% com risco político do caso Master atingindo Flávio Bolsonaro, mas fechou a semana em alta de 1,11%.
O preço cobrado às distribuidoras terá uma redução de R$ 0,19 por litro a partir desta quinta-feira (10).
A licença do Ibama permite a perfuração de mais três poços exploratórios na região.
Mesmo com recuo do petróleo, as ações da petroleira brasileira subiram forte com recomendação.
Cadastre sua conta
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?