Mercado Livre (MELI34) lucra US$ 639 milhões no 4T24, batendo margem de 10,5%
Varejista ultrapassou 100 milhões de compradores únicos anuais em seu comércio eletrônico, enquanto Mercado Pago somou 61 milhões de usuários

📦 O Mercado Livre (MELI34) reportou um lucro líquido de US$ 639 milhões no quarto trimestre do ano passado (4T24), somando uma margem de 10,5%, conforme relatório de resultados publicado nesta quinta-feira (20).
A maior varejista da América Latina viu as suas operações de comércio eletrônico (e-commerce) alcançarem 67 milhões de compradores únicos só no trimestre passado, aumento de 24% na comparação e cruzando a marca de 100 milhões nos últimos 12 meses pela primeira vez.
O indicador valor bruto da mercadoria (GMV, na sigla em inglês) aumentou 8% no 4T24, frente ao igual período de 2023, atingindo US$ 14,5 bilhões, enquanto os itens vendidos na plataforma de comércio aumentaram 27% no período.
Brasil e México, os maiores mercados consumidores da região, apresentaram crescimento sólido para o Mercado Livre, com o GMV aumentando em níveis neutros de câmbio de 32% e 28%, respectivamente, mesmo em relação a números comparativos altos.
A receita líquida no 4T24 aumentou 37%, ano a ano, atingindo US$ 6,1 bilhões, enquanto a receita das operações atingiu um recorde de US$ 820 milhões, com a receita líquida do trimestre somando US$ 639 milhões, refletindo o impulso robusto e a estratégia de crescimento sustentável.
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Estratégias do Mercado Livre
As iniciativas de logística ao longo do ano abriram caminho para eficiências recordes e penetração de atendimento em todos os mercados, com remessas no mesmo dia e no dia seguinte crescendo 21% no 4T24 ante ao mesmo trimestre em 2023, onde 49% das remessas foram entregues no mesmo dia e no dia seguinte.
"O momentum visto no 4T24 é o resultado da visão de longo prazo da empresa de aprimorar o mercado por meio de investimentos estratégicos adaptados à experiência do usuário, surtimento e capacidades logísticas. Em 2024, o Mercado Livre abriu 10 novos centros de distribuição e expandiu sua oferta de frete grátis, resultando em um número recorde de novos compradores", destaca a mensagem da administração da empresa no relatório de resultados.
💰 Na frente fintech, o Mercado Pago continuou a expandir seu alcance no 4T24 com um aumento de 34% em usuários ativos mensais, atingindo 61 milhões, e ativos sob gestão subindo 129% na base anual para US$ 10,6 bilhões.
A carteira de crédito atingiu US$ 6,6 bilhões no trimestre passado, alta de 74% na comparação anual, com cartões de crédito dando a maior contribuição para o crescimento, apoiados por modelos de pontuação de crédito aprimorados, permitindo-nos oferecer ofertas competitivas.
“Encerramos 2024 com forte impulso e olhamos para 2025 e além com grande otimismo. Os investimentos estratégicos que fizemos ao longo dos anos para aprimorar nossa proposta de valor estão gerando fortes resultados financeiros e solidificando ainda mais nossa vantagem competitiva. O poder do nosso ecossistema está cada vez mais evidente, com cada componente reforçando o engajamento entre os outros”, escreve Martinho delos Santos, diretor financeiro do Mercado Livre, no relatório de resultados.

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