Manhã de caos: incêndio e suspeita de bomba marcam terça (25) em Brasília
Episódios simultâneos geraram bloqueios e mobilização de forças de segurança no centro político do país.
A manhã desta terça-feira (25) foi bastante movimentada em Brasília, uma das principais cidades do país. Tudo começou com a suspeita de uma bomba no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agentes do BOPE foram acionados para uma ocorrência referente a uma mala que foi abandonada em frente ao prédio corporativo, localizado na Asa Norte. Os policiais chegaram, isolaram o local e começaram a fazer uma avaliação da mala e de seu conteúdo.
Após quase três horas de avaliação, foi constatado que a mala estava vazia, portanto, não se tratava de uma bomba. Ainda não se sabe quem deixou o objeto em frente ao MCTIC.
"O procedimento [de avaliação] incluiu aproximação com traje antibomba, uso de equipamento de raio-X e, posteriormente, avaliação conjunta com a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar. A mala foi aberta pelo operador, confirmando a ausência de qualquer conteúdo ilícito", diz a nota emitida pela Polícia Militar do Distrito Federal.
Leia mais: Bolsonaro diz que teve um surto, mas segue preso na PF
Quase no mesmo período, um incêndio atingiu outro prédio público, o que abriga o Ministério da Igualdade Racial. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teria sido provocado por um curto-circuito em uma subestação de energia que atende a Esplanada dos Ministérios.
Os bombeiros disseram que ao menos 30 pessoas precisaram passar por atendimento médico. A maioria delas foi atendida no local e não precisou ser levada a uma unidade de saúde.
Um homem — que fazia manutenção do local — sofreu queimaduras que atingiram 60% do seu corpo, e outros seis trabalhadores do prédio sofreram intoxicação por inalação de fumaça. Todos eles foram levados a um hospital que está nas redondezas do centro de Brasília.
A Neoenergia, que é a distribuidora de eletricidade de Brasília, foi procurada pela imprensa, mas negou que tenha algum envolvimento com a situação. Já a CEB Ipes, responsável pela iluminação pública, disse que é responsável pela subestação, mas não deu detalhes sobre o caso.
“A ocorrência teve início com um curto-circuito elétrico em razão de uma intervenção realizada pela CEB IPES na subestação localizada na área externa do lado oeste do bloco C”, diz nota do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
“Em razão do curto, houve um princípio de incêndio que foi debelado pelas equipes de brigada de incêndio do prédio e pelo Corpo de Bombeiros Militar. A fumaça atingiu o interior do bloco C e houve necessidade de evacuação imediata. As equipes responsáveis atuaram de imediato seguindo o protocolo de evacuação”, continuou.
Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Mais dividendos, mas com déficit primário maior em 2025, diz governo
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados