Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia

Presidente lesionou a cabeça, conforme boletim médico

Author
Publicado em 20/10/2024 às 16:29h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 20/10/2024 às 16:29h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Lula está em seu terceiro mandato (Imagem: Shutterstock)
Lula está em seu terceiro mandato (Imagem: Shutterstock)

😷 O presidente Lula sofreu um acidente doméstico na noite deste sábado (19). Ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça, mas não teve grandes complicações.

A informação foi divulgada na manhã deste domingo (20) por meio de um boletim do Hospital Sírio Libanês. Os médicos disseram houve um ferimento na região occipital, parte em que fica a nuca, onde precisou levar pontos.

Por isso, o petista cancelou sua viagem à Rússia, marcada para este domingo, onde participaria da Cúpula do Brics. Ele deve acompanhar a reunião por videoconferência, conforme antecipou a Secretaria de Comunicação do Planalto.

Leia mais: Putin descarta vinda ao Brasil para G20 para não 'atrapalhar o trabalho do fórum'

“Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento da equipe média”, escreveram os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

A viagem de Lula à Rússia seria o primeiro encontro dele com Vladmir Putin deste seu terceiro mandato e também depois do início da guerra. Eles já tiveram encontros por telefone, mas ainda não se viram pessoalmente.

Além disso, é o primeiro evento do bloco econômico a reunir todos os países já na sua versão ampliada. Além dos líderes da África do Sul, China, Índia e Rússia, devem comparecer representantes dos novos membros: Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Atualizações

Ao longo do dia, a Secretaria de Comunicação informou que o presidente levou três pontos na região da nuca. No entanto, ele já está liberado para suas atividades normalmente, exceto para viagens longas.

Lula deve passar por novos exames nas próximas 72 horas para reavaliação do quadro de saúde. Especialistas dizem que pode ocorrer sangramento no local da contusão dentro deste período, sobretudo quando se trata de pessoas idosas.

Por isso, o chanceler Mauro Vieira assumiu o comanda da delegação que vai acompanhar a 16ª Cúpula do Brics. O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, previsto para acompanhar o presidente também cancelou a viagem.