Lula: Ninguém quer que o acionista da Petrobras (PETR4) tenha prejuízo

Presidente disse que quer uma Petrobras lucrativa, porque, quanto mais lucro, mais investimentos.

Author
Publicado em 19/06/2024 às 19:09h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 19/06/2024 às 19:09h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Lula na cerimônia de posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard (Shutterstock)
Lula na cerimônia de posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard (Shutterstock)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu à posse da nova presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, nesta quarta-feira (19). Ele disse que o objetivo do governo é ter uma companhia lucrativa, que dê retorno aos acionistas e invista no país.

💲"Ninguém quer que nenhum acionista tenha nenhum centavo de prejuízo. Se investiu, tem direito a ter retorno do investimento. Ninguém quer que Petrobras seja uma empresa deficitária que perca dinheiro. Não! Quero que a empresa seja lucrativa. Quanto mais lucro, mais investimentos e mais imposto vai pagar", declarou Lula.

Lula disse que a Petrobras é fundamental para o crescimento e a soberania do Brasil, já que produz óleo, gás e energia e também investe em pesquisa, inovação, transição energética e cultura.

Leia também: Petrobras (PETR4): Magda acena a Lula e ao mercado em discurso de posse

Ele falou, então, que o governo trabalha para ter uma "Petrobras mais integrada, com investimentos em refino, produção de gás e fertilizantes e pesquisa para a transição energética" e, assim, retomar "o papel da companhia como uma indutora do desenvolvimento nacional".

🗣️ "Para aqueles que tentaram destruir a Petrobras, nós respondemos com mais investimentos e com a retomada de projetos cruciais para a soberania e a segurança energética. Investimentos na retomada da produção de gás natural", declarou Lula, depois de criticar o "sucateamento" sofrido pela companhia nos últimos anos.

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que está totalmente alinhada com a visão de país do governo Lula e, consequentemente, prometeu acelerar os investimentos da Petrobras. Mas ela também fez um aceno ao mercado, prometendo rentabilidade e eficiência para a empresa. Veja aqui como foi o discurso de posse de Magda Chambriard.

Privatizações e Vale

O presidente Lula ainda criticou as privatizações realizadas anteriormente no Brasil, como a da Vale (VALE3). Para ele, "uma empresa boa e grande tem de ter alguém responsável por ela para que as coisas possam funcionar corretamente", mas muitas dessas empresas estão "fragmentadas em mil ações", sem ter "com quem reclamar".

"Quando eu digo que não tem um dono para conversar, é porque desde Mariana a Brumadinho, com o desastre das barragens até hoje, não foi paga a indenização daquele povo que está esperando uma casa e o ressarcimento do estrago", declarou Lula, em referência à Vale, que tem tentado um acordo com o governo para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 38,69

Variação (12M)

54,27 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

22,45 %

DY

16.38%

P/L

4,58

P/VP

1,24