Lula demite Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres, veja quem ocupa o cargo
A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (5) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT). Ela estava há dois anos e quatro meses no cargo que agora será ocupado pela assistente social Márcia Lopes, antes secretária-executiva do órgão.
"A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje [segunda], em edição extra do Diário Oficial da União", diz um trecho da nota. Em redes sociais, Lula também comentou sobre a nomeação.
💬 "Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro", escreveu.
Leia também: Fraude no INSS: Quando os aposentados começam a ser ressarcidos?
Em uma semana marcada por mudanças ministeriais, o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão na sexta-feira (2) por causa de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, Wolney Queiroz assumiu o ministério, sendo a segunda mudança ministerial da semana.
💭 Também foram feitas alterações em duas secretarias desde que Lula assumiu o cargo de presidente: Paulo Pimenta deixou a Secom (Secretaria de Comunicação Social) e foi substituído por Sidônio Palmeira, enquanto Alexandre Padilha deixou a Secretaria de Relações Institucionais e foi substituído por Gleisi Hoffmann.
Quem é Márcia Lopes
Márcia Lopes, a nova ministra, é paranaense e irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula. Ela é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde também lecionou, e possui mestrado em Serviço Social pela PUC/SP.
Filiada ao PT, Márcia foi secretária de Assistência Social de Londrina, vereadora e ocupante de cargos no MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), onde atuou como secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social entre 2004 e 2008.
Ela também foi ministra do MDS em 2010 e deixou o governo ao final do segundo mandato de Lula. Em 2012, ela concorreu à prefeitura de Londrina pelo PT, mas não teve sucesso.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Tesouro Direto dá prejuízo após feriadão de Páscoa; veja qual renda fixa
Taxas dos títulos públicos batem maiores marcas desde março, enquanto preços unitários caem na marcação a mercado

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos