Lula demite Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres, veja quem ocupa o cargo
A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (5) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT). Ela estava há dois anos e quatro meses no cargo que agora será ocupado pela assistente social Márcia Lopes, antes secretária-executiva do órgão.
"A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje [segunda], em edição extra do Diário Oficial da União", diz um trecho da nota. Em redes sociais, Lula também comentou sobre a nomeação.
💬 "Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro", escreveu.
Leia também: Fraude no INSS: Quando os aposentados começam a ser ressarcidos?
Em uma semana marcada por mudanças ministeriais, o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão na sexta-feira (2) por causa de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, Wolney Queiroz assumiu o ministério, sendo a segunda mudança ministerial da semana.
💭 Também foram feitas alterações em duas secretarias desde que Lula assumiu o cargo de presidente: Paulo Pimenta deixou a Secom (Secretaria de Comunicação Social) e foi substituído por Sidônio Palmeira, enquanto Alexandre Padilha deixou a Secretaria de Relações Institucionais e foi substituído por Gleisi Hoffmann.
Quem é Márcia Lopes
Márcia Lopes, a nova ministra, é paranaense e irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula. Ela é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde também lecionou, e possui mestrado em Serviço Social pela PUC/SP.
Filiada ao PT, Márcia foi secretária de Assistência Social de Londrina, vereadora e ocupante de cargos no MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), onde atuou como secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social entre 2004 e 2008.
Ela também foi ministra do MDS em 2010 e deixou o governo ao final do segundo mandato de Lula. Em 2012, ela concorreu à prefeitura de Londrina pelo PT, mas não teve sucesso.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.