GM começa a produzir carros elétricos no Brasil; conheça os modelos
Chevrolet Spark EUV já está sendo montado o Ceará e mais um modelo está previsto para 2026.
A General Motors (GM) vai produzir dois carros elétricos no Brasil, mais especificamente na PACE (Planta Automotiva do Ceará).
🚘 A produção começou nesta quarta-feira (3) com o Chevrolet Spark EUV e será ampliada no próximo ano com a adição de um novo modelo, o Chevrolet Captiva EV.
"O país tem capacidade, escala e talento para avançar na eletrificação", disse o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.
Segundo ele, os modelos que serão produzidos no Ceará são adequados para o atual momento de eletrificação brasileiro, pois preparam o terreno para a evolução da cadeia produtiva, ao desenvolver competências locais na área.
Os carros
🔌 O Chevrolet Spark EUV é produzido na China e chegará já parcialmente pronto, para ter a sua montagem realizada no Ceará. O objetivo é que o carro seja integralmente fabricado no país no futuro.
É um SUV com 101 cavalos de potência e uma bateria com 42 kWh de capacidade, que garante até 258 quilômetros de autonomia. O preço inicial é de R$ 159.990.
Já o Chevrolet Captiva EV tem 201 cavalos de potência e uma bateria dom 60 kW de capacidade, com 304 quilômetros de autonomia. O preço inicial é de R$ 199.990.
É um modelo maior e mais potente que, de acordo com a GM, "ocupa um espaço estratégico no segmento de SUVs elétricos e fortalece a competitividade da Chevrolet em uma categoria que cresce rapidamente no país".
Lula foi à inauguração
O início da produção do Chevrolet Spark EUV foi acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (3).
"O Brasil tem um mercado interno muito grande. E o que nós precisamos é produzir carro para vender para o povo brasileiro, e o excesso de carro a gente exporta", disse Lula.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, lembrou que o evento marca a retomada de mais uma fábrica no país.
O PACE ocupa o espaço da antiga fábrica da Troller, fechada pela Ford (FDMO34) em 2021. É um projeto do Grupo Comexport, que promete reunir diferentes montadoras de carros elétricos e híbridos no mesmo lugar.
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