Gerdau (GGBR4) adquire 2 hidrelétricas para produzir aço com menor custo

A iniciativa da companhia brasileira é de também aumentar sua autoprodução de energia limpa; veja valores pagos

Author
Publicado em 21/01/2025 às 21:27h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 21/01/2025 às 21:27h Atualizado 1 minuto atrás por Lucas Simões
Ambas as centrais hidrelétricas compradas pela Gerdau estão localizadas no Mato Groso (Imagem: Shutterstock)
Ambas as centrais hidrelétricas compradas pela Gerdau estão localizadas no Mato Groso (Imagem: Shutterstock)

♻️ A Gerdau (GGBR4) deu mais um passo nesta terça-feira (21) rumo à sua meta de aumentar sua autoprodução de energia limpa ao adquirir duas pequenas centrais hidrelétricas pelo preço de aproximadamente R$ 440 milhões.

O negócio foi intermediado pelas filiais da companhia, a Gerdau Aços Longos e a Sul Renováveis Participações, que juntas celebraram contratos para comprar 100% das ações que compõem as empresas Rio do Sangue S.A. e Paranatinga Energia S.A. que são detentoras respectivas das duas fontes de energia renovável: Garganta da Jararaca e Paranatinga II.

Ambos os complexos hidrelétricos comprados pela Gerdau estão situados no Mato Grosso, sendo que o recebimento dos valores pelas aquisições estão sujeitos a ajustes em função dos níveis de caixa e dívida a serem apurados na data de fechamento do negócio.

No caso, o preço da aquisição das hidrelétricas será pago à vista, com recursos próprios da Gerdau disponíveis. Quanto à efetiva data, essa ainda dependerá da verificação de condições precedentes usuais para este tipo de operação, incluindo a aprovação pela autoridade concorrencial brasileira.

As pequenas centrais hidrelétricas possuem 29MW de capacidade instalada cada uma, sendo 21MW médios e 17MW médios de energia assegurada, respectivamente. Tais fontes renováveis fornecerão energia limpa para a Gerdau produzir aço no Brasil, gerando o equivalente a 8% do consumo de energia elétrica de suas operações no país.

"A aquisição desses ativos está alinhada à estratégia da Gerdau de gerar maior competitividade no custo dos seus negócios, e em linha com o processo de descarbonização já divulgado pela companhia", afirma Rafael Dorneles, diretor vice-presidente e de relações com investidores da Gerdau.

➡️ Leia mais: Azul e Gol: Procon-SP pede informações sobre possível fusão

GGBR4

GERDAU
Cotação

R$ 17,91

Variação (12M)

5,79 % Logo GERDAU

Margem Líquida

7,44 %

DY

4.56%

P/L

7,71

P/VP

0.67