Depois de forte rali, BTG vê menos espaço para Gerdau (GGBR4) na Bolsa
O banco rebaixou a recomendação de compra para neutra, citando principalmente a forte valorização recente dos papéis.
♻️ A Gerdau (GGBR4) deu mais um passo nesta terça-feira (21) rumo à sua meta de aumentar sua autoprodução de energia limpa ao adquirir duas pequenas centrais hidrelétricas pelo preço de aproximadamente R$ 440 milhões.
O negócio foi intermediado pelas filiais da companhia, a Gerdau Aços Longos e a Sul Renováveis Participações, que juntas celebraram contratos para comprar 100% das ações que compõem as empresas Rio do Sangue S.A. e Paranatinga Energia S.A. que são detentoras respectivas das duas fontes de energia renovável: Garganta da Jararaca e Paranatinga II.
Ambos os complexos hidrelétricos comprados pela Gerdau estão situados no Mato Grosso, sendo que o recebimento dos valores pelas aquisições estão sujeitos a ajustes em função dos níveis de caixa e dívida a serem apurados na data de fechamento do negócio.
No caso, o preço da aquisição das hidrelétricas será pago à vista, com recursos próprios da Gerdau disponíveis. Quanto à efetiva data, essa ainda dependerá da verificação de condições precedentes usuais para este tipo de operação, incluindo a aprovação pela autoridade concorrencial brasileira.
As pequenas centrais hidrelétricas possuem 29MW de capacidade instalada cada uma, sendo 21MW médios e 17MW médios de energia assegurada, respectivamente. Tais fontes renováveis fornecerão energia limpa para a Gerdau produzir aço no Brasil, gerando o equivalente a 8% do consumo de energia elétrica de suas operações no país.
"A aquisição desses ativos está alinhada à estratégia da Gerdau de gerar maior competitividade no custo dos seus negócios, e em linha com o processo de descarbonização já divulgado pela companhia", afirma Rafael Dorneles, diretor vice-presidente e de relações com investidores da Gerdau.
➡️ Leia mais: Azul e Gol: Procon-SP pede informações sobre possível fusão
O banco rebaixou a recomendação de compra para neutra, citando principalmente a forte valorização recente dos papéis.
Mesmo em um ambiente desafiador para o aço, o banco reforçou a Gerdau como a sua ação preferida no setor, seguida por Usiminas e CSN.
Mesmo diante do encolhimento no lucro, ambas as empresas registraram crescimento de receita e anunciaram pagamento de dividendos.
Os pagamentos ocorrerão ao longo de dezembro e têm como referência a posição acionária de novembro.
CEO reclamou da falta de proteção à indústria nacional, diante do aumento das importações do aço chinês.
O resultado representa uma queda de 8,6% na comparação com o mesmo período de 2024, mas mostra avanço de 14% frente ao trimestre anterior.
Terão direito ao provento os investidores posicionados até o fim do pregão do dia 11 de agosto de 2025.
Financiamento mira projetos de redução das emissões de gases de efeito estufa da companhia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?