Fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) deve acontecer se for positiva para o mercado, diz presidente da Iata

O vice-presidente reconhece que a fusão dependerá de análises aprofundadas.

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Publicado em 02/06/2024 às 15:21h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 02/06/2024 às 15:21h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
As negociações das companhias estariam em andamento com a holding Abra Group (Shutterstock)
As negociações das companhias estariam em andamento com a holding Abra Group (Shutterstock)

A possível fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) segue em negociação, com a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos) se posicionando a favor da operação caso traga benefícios para o mercado aéreo. O vice-presidente regional Iata para as Américas, Peter Cerdá, ressalta a necessidade de avaliar os impactos da fusão para garantir um cenário positivo para o setor.

🛬 Cerdá, salientou a visão da associação de que a combinação das companhias aéreas representa um movimento natural no setor aéreo. Ele destaca que a consolidação de empresas aéreas já é uma tendência global, com exemplos relevantes nos Estados Unidos e na Europa, e questiona: "Por que não pode ocorrer também no Brasil?".

O vice-presidente reconhece que a fusão dependerá de análises aprofundadas, incluindo o impacto no mercado e a preservação da concorrência. Ele defende que a união das empresas ocorra de forma "orgânica e natural, sem imposições", buscando sempre o benefício do setor e dos consumidores.

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“Apesar de estar envolvido no assunto, o foco do governo brasileiro precisa estar em tornar a aviação mais competitiva e não em uma possível concentração de mercado”, disse o executivo.

🗣️ Além disso, Cerdá aponta a necessidade de reduzir impostos e o índice de judicialização como medidas cruciais para diminuir os custos e a burocracia que impedem o desenvolvimento da indústria aérea no Brasil. Segundo ele, esses fatores são os principais entraves para que o setor alcance seu pleno potencial.

O vice-presidente da Iata também ressalta a importância de um ambiente regulatório mais favorável à livre iniciativa e à concorrência. Ele defende que o governo brasileiro deve simplificar as regras e reduzir a quantidade de processos judiciais que afetam o setor aéreo.

Entenda o que está acontecendo

Como noticiado pelo Investidor10, as negociações das companhias estariam em andamento com a holding Abra Group, que detém uma participação acionária na Gol. A ideia seria trocar as ações da Gol por uma participação acionária na Azul. Essa estratégia, segundo fontes ouvidas pela 'Bloomberg', evitaria a necessidade de um grande desembolso financeiro pelas empresas.

💭 A possível fusão ganhou força com a entrada da Gol em recuperação judicial, em fevereiro deste ano. A Azul, por sua vez, se consolidou como a maior companhia aérea do país em número de passageiros transportados.

Na época, o CEO da Azul provocou a Gol e disse que a fusão é a única saída para aéreas problemáticas. Logo depois, a Gol informou que o seu controlador estava explorando "oportunidades" com a Azul.