Fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) deve acontecer se for positiva para o mercado, diz presidente da Iata
O vice-presidente reconhece que a fusão dependerá de análises aprofundadas.
A possível fusão entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) segue em negociação, com a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos) se posicionando a favor da operação caso traga benefícios para o mercado aéreo. O vice-presidente regional Iata para as Américas, Peter Cerdá, ressalta a necessidade de avaliar os impactos da fusão para garantir um cenário positivo para o setor.
🛬 Cerdá, salientou a visão da associação de que a combinação das companhias aéreas representa um movimento natural no setor aéreo. Ele destaca que a consolidação de empresas aéreas já é uma tendência global, com exemplos relevantes nos Estados Unidos e na Europa, e questiona: "Por que não pode ocorrer também no Brasil?".
O vice-presidente reconhece que a fusão dependerá de análises aprofundadas, incluindo o impacto no mercado e a preservação da concorrência. Ele defende que a união das empresas ocorra de forma "orgânica e natural, sem imposições", buscando sempre o benefício do setor e dos consumidores.
Leia também: Quais são as 10 maiores empresas brasileiras em receita
“Apesar de estar envolvido no assunto, o foco do governo brasileiro precisa estar em tornar a aviação mais competitiva e não em uma possível concentração de mercado”, disse o executivo.
🗣️ Além disso, Cerdá aponta a necessidade de reduzir impostos e o índice de judicialização como medidas cruciais para diminuir os custos e a burocracia que impedem o desenvolvimento da indústria aérea no Brasil. Segundo ele, esses fatores são os principais entraves para que o setor alcance seu pleno potencial.
O vice-presidente da Iata também ressalta a importância de um ambiente regulatório mais favorável à livre iniciativa e à concorrência. Ele defende que o governo brasileiro deve simplificar as regras e reduzir a quantidade de processos judiciais que afetam o setor aéreo.
Entenda o que está acontecendo
Como noticiado pelo Investidor10, as negociações das companhias estariam em andamento com a holding Abra Group, que detém uma participação acionária na Gol. A ideia seria trocar as ações da Gol por uma participação acionária na Azul. Essa estratégia, segundo fontes ouvidas pela 'Bloomberg', evitaria a necessidade de um grande desembolso financeiro pelas empresas.
💭 A possível fusão ganhou força com a entrada da Gol em recuperação judicial, em fevereiro deste ano. A Azul, por sua vez, se consolidou como a maior companhia aérea do país em número de passageiros transportados.
Na época, o CEO da Azul provocou a Gol e disse que a fusão é a única saída para aéreas problemáticas. Logo depois, a Gol informou que o seu controlador estava explorando "oportunidades" com a Azul.
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Debêntures: Renda fixa sem IR pagando quase 13% ao ano até 2038
Companhia elétrica paulista pagará juros semestrais e corrigirá dinheiro acima da inflação
Tesouro Direto não paga IPCA+ 8%? Este CRA da Jalles sim
Renda fixa isenta de imposto no agronegócio supera com folga taxas dos títulos públicos
Renda fixa do agro sem IR paga 7,40% ao ano acima da inflação até 2027
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Marfrig supera ganho do Tesouro Direto
Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.
Política de remuneração a acionistas está sujeita a alterações, diz Petrobras (PETR4)
A petroleira afirmou que a política de dividendos depende de fatores como nível de investimentos e fluxo de caixa operacional.
CDB a 110% do CDI rende quanto com a taxa Selic a 10,75%?
CDBs nas corretoras e poupança nos bancos, saiba qual coloca mais dinheiro na sua carteira