Fraude do INSS: pedidos de reembolso já podem ser feitos pelo aplicativo

Aposentados e pensionistas podem solicitar ressarcimento por app ou telefone

Author
Publicado em 14/05/2025 às 16:22h - Atualizado 55 minutos atrás Publicado em 14/05/2025 às 16:22h Atualizado 55 minutos atrás por Wesley Santana
Solicitações podem ser feitas pelo smartphone (Imagem: Shutterstock)
Solicitações podem ser feitas pelo smartphone (Imagem: Shutterstock)

O INSS liberou, nesta quarta-feira (14), a solicitação de reembolso para os aposentados e pensionistas que tiveram descontos de associações. O pedido pode ser feito direto pelo aplicativo Meu INSS, que reúne os serviços do órgão federal.

📱 A solicitação está disponível para aqueles beneficiários que receberam a notificação de que foram identificados descontos. Na última terça (13), todas as pessoas que recebem salários do órgão foram informados por meio de uma mensagem.

Para quem pode pedir o reembolso, a solicitação é feita a partir da tela inicial do aplicativo, clicando na opção “Consultar Desconto de Entidades Associativas”. O sistema vai exibir uma lista com as associações que fizeram descontos nos últimos meses.

Caso o beneficiário não identifique a entidade, ele deve clicar na barra “Não autorizei o desconto”. Depois, deve informar um número de celular e um e-mail para contato, que será usado para eventuais consultas do INSS.

Para finalizar a operação, basta clicar em “Enviar Declaração”, um botão azul disponível logo abaixo. A conclusão do pedido deve gerar um número de protocolo ao beneficiário que prestou a informação.

📄 Leia mais: Meu INSS: Como baixar aplicativo para ver descontos indevidos

É importante destacar que o reembolso não é imediato, já que as entidades têm um prazo de 15 dias para comprovar a associação. Caso a empresa não tenha documentos que comprovem o vínculo, o reembolso será concluído pelo INSS.

A solicitação também pode ser feita por meio do telefone 135, que é um canal de contato direto com o INSS. Ele serve também para consultar o andamento do pedido de reembolso.

Neste caso, o órgão destaca que os beneficiários devem preferir ligar após às 16h ou aos sábados, que são os turnos com mais rapidez no atendimento. No entanto, o serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ainda segundo o órgão federal.

Alerta

O INSS tem alertado para os golpes que envolvem o ressarcimento dos valores descontados pelas entidades associativas. O órgão destaca que o contato é feito exclusivamente pelo aplicativo, página web ou pelo telefone.

“O INSS não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp, ou faz nenhum outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso. É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS”, diz mensagem do órgão.

“Não clique em links suspeitos e nunca forneça seus dados pessoais se receber alguma ligação. Todas as informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas continuamente pelos meios oficiais do INSS”, finaliza.