Ford (FDMO34) desiste de produzir carro elétrico de 7 lugares
Decisão reflete a pressão de preços do segmento, mas pode custar US$ 1,9 bilhão.
A Ford (FDMO34) desistiu de produzir um SUV (veículo utilitário desportivo) elétrico de sete lugares. A decisão, no entanto, pode custar US$ 1,9 bilhão para a montadora, isto é, mais de R$ 10 bilhões na cotação atual.
💰 A Ford já havia adiado o lançamento do SUV elétrico de sete lugares da Ford, de 2025 para 2027. Mas, na quarta-feira (21), disse que não produzirá mais o veículo. A ação deve gerar uma baixa contábil de US$ 400 milhões, além de até US$ 1,5 bilhão em despesas adicionais.
A decisão ocorre em meio à desaceleração das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos, além da pressão de preços decorrente dos custos de conformidade e do aumento da concorrência, sobretudo com veículos chineses.
Leia também: Pedidos de seguro-desemprego nos EUA sobem a 232 mil
Na avaliação da companhia, esse cenário reforça a necessidade de "uma estrutura de custos globalmente competitiva". Por isso, a Ford decidiu rever a sua estratégia, para "oferecer um negócio de veículos elétricos rentável e com eficiência de capital".
"Com a compressão de preços e margens, tomamos a decisão de ajustar nosso roteiro de produtos e tecnologia e pegada industrial para atingir nossa meta de atingir EBIT positivo dentro dos primeiros 12 meses de lançamento para todos os novos modelos", afirmou o vice-presidente e diretor financeiro da Ford, John Lawler.
Van, picapes e caminhão seguem previstos
Mirando um "negócio competitivo e lucrativo", a Ford decidiu concentrar a sua próxima geração de veículos elétricos nos segmentos em que tem "vantagens competitivas", sobretudo vans comerciais, picapes médias e grandes e SUVs de longo alcance.
🚘 A montadora prevê o lançamento de uma van elétrica em 2026 e duas picapes em 2027. Um novo caminhão elétrico também está previsto para o segundo semestre de 2027. Já os SUVs de sete lugares devem receber tecnologias híbridas, que combinam um motor elétrico e um motor a combustão tradicional.
A Ford é a segunda maior vendedora de carros elétricos dos Estados Unidos, atrás apenas da Tesla (TSLA34). No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a montadora vendeu 23,9 mil carros elétricos, um aumento anual de 72%. E o CEO da Ford, Jim Farley, disse que o novo plano de eletrificação leva em conta os resultados dessas vendas.
"Aprendemos muito como a segunda maior marca de veículos elétricos dos EUA sobre o que os clientes querem e valorizam, e o que é preciso para combinar o melhor do mundo com design de baixo custo, e construímos um plano que dá aos nossos clientes o máximo de escolha e explora nossos pontos fortes", afirmou.
FDMO34
FordR$ 62,09
28,78 %
1,93 %
4,48 %
12,40
0.99
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Quais small caps da bolsa distribuirão mais dividendos este ano?
BTG Pactual reuniu as ações de crescimento que também mais pagam proventos aos seus acionistas
Quais ações terão o maior rendimento de dividendos em 2025?
Dividend yield das empresas brasileiras pode chegar até 15,7% no próximo ano
Qual renda fixa isenta de IR paga quase IPCA+ 9% ao ano?
Emprestar o seu dinheiro para uma empresa de energia solar via CRIs pode te render uma bolada, diz Genial Investimentos
A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.
Biomm (BIOM3) fecha acordo com Biocon e ações disparam mais de 20%
As farmacêuticas irão produzir um medicamento similar a Ozempi.