Fitch alerta para rebaixamento de empresas do Brasil em 2025

A agência prevê uma desaceleração do PIB do Brasil neste ano.

Author
Publicado em 16/01/2025 às 09:28h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 16/01/2025 às 09:28h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
A Fitch destaca ainda que a elevada alavancagem financeira (Imagem: Shutterstock)
A Fitch destaca ainda que a elevada alavancagem financeira (Imagem: Shutterstock)

📊 Segundo a Fitch Ratings, a alta da Selic pode agravar a situação financeira de diversas empresas brasileiras em 2023, levando a um maior número de rebaixamentos. Setores como saúde, aviação, varejo, construção civil e imóveis comerciais (exceto shoppings) são os mais vulneráveis.

A Fitch destaca ainda que a elevada alavancagem financeira, aliada às condições de liquidez doméstica e ao acesso ao mercado de capitais, torna esses setores particularmente vulneráveis aos aumentos nas taxas de juros. 

Leia também: Gol (GOLL4) anuncia revisão em plano financeiro de 5 anos; ações sobem 4%

A alta da Selic para 12,25% ao ano, com a possibilidade de novos aumentos, está pressionando as empresas, elevando seus custos financeiros e limitando sua flexibilidade. A Fitch Ratings alerta que, historicamente, a economia brasileira desacelera quando a taxa de juros ultrapassa 14%, mesmo em períodos de forte crescimento do mercado de trabalho.

📋 A agência também analisou o cenário para as empresas latino-americanas em 2025 e sinalizou preocupações com os possíveis impactos da recente deterioração do mercado brasileiro. A agência prevê uma desaceleração do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil neste ano, passando de um crescimento estimado de 3,1% em 2024 para 2% em 2025, conforme reportagem da "CNN Brasil".