21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) aprovou uma série de novas regras que devem abrir caminho para recompor o fundo do caixa. As mudanças podem custar até R$ 55 bilhões ao setor financeiro, depois da crise do Banco Master.
Segundo informações do Valor, uma das regras prevê a antecipação das contribuições feitas pelos bancos em quatro anos para 2026.Além disso, no biênio, serão antecipados mais 12 meses a cada ano como forma de agilizar a estrutura de capital da entidade.
As instituições também sofrerão uma alíquota adicional de 50% sobre o valor pago anualmente. Neste caso, as filiadas passarão a pagar 0,06% sobre as emissões realizadas ao longo do ano.
Leia mais: O que é o FGCoop e como funciona o “irmão” do FGC
As mudanças foram aprovadas pelo conselho do FGC e agora dependem de aval de entidades superiores. O texto foi submetido ao Banco Central e ao Conselho Monetário Nacional, que devem avaliar a proposta e decidir se são viáveis.
Apesar disso, os bancos se juntaram para apresentar uma alternativa que também está sob análise. As instituições pedem que os depósitos compulsórios, que hoje ficam sob a responsabilidade do BC, possam ser redirecionados ao FGC.
Os diretores entendem que, desta forma, os bancos não seriam tão impactados durante este movimento de recomposição do caixa da organização. A proposta está na mesa do BC, que tenta encontrar uma maneira de fechar a conta sem prejudicar os resultados dos bancos brasileiros.
“As discussões estão em andamento e uma deliberação deverá acontecer no curto prazo. Em benefício das discussões, o FGC não comenta sobre as alternativas que estejam sendo avaliadas”, diz nota do fundo.
O FGC precisou desembolsar uma quantia volumosa para pagar os investidores que tinham títulos emitidos pelo Master na carteira. Até o fim da semana passada, ao menos R$ 36 bilhões já haviam sido pagos aos que estavam na lista de credores.
Agora, a entidade também se prepara para começar a pagar os investidores do Will Bank, que também foi liquidado extrajudicialmente. Neste caso, serão quase 8 milhões de beneficiários, conforme lista enviada pelo banco digital.
Os executivos do FGC têm falado com frequência que o fundo deve propor novas regras para a cobertura dos depósitos. Eles estimam que, até o mês de março, as propostas devem ser publicadas com o objetivo de proteger a ferramenta que foi utilizada como garantia para títulos sem lastro financeiro.
"Devemos incluir na agenda deste ano a revisão de regras do FGC, a definição de regras para distribuição de títulos e a discussão sobre transparência dos intermediários. Isso deve estar organizado até meados de março", disse Gilvan Viva, diretor de Regulação do Banco Central.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Títulos de renda fixa isentos que financiam o agronegócio e o mercado imobiliário são favoritos dos analistas.
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Entenda qual é a importância geopolítica do território da Groenlândia para o governo dos EUA.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?