Fed: Powell pode deixar comando em maio, sugere secretário do Tesouro
O cargo de governador ocupado por Powell tem duração prevista até janeiro de 2028.

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, sugeriu que o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, deixe igualmente o cargo de governador do banco central quando seu mandato se encerrar, em maio de 2026, disse em entrevista à "Bloomberg Television" nesta terça-feira (15).
🗣️ “Tradicionalmente, o presidente do Fed também deixa o cargo de governador”. “Tem se falado muito sobre um ‘presidente sombra’ do Fed gerando confusão antes da nomeação. E posso assegurar: seria muito confuso para o mercado se um ex‑presidente do Fed continuasse lá", afirmou.
O cargo de governador ocupado por Powell tem duração prevista até janeiro de 2028. “Já começou um processo formal para identificar o novo nome à presidência do Fed", afirmou Bessent. “Há muitos bons candidatos dentro e fora do Federal Reserve.”
Leia também: Petrobras (PETR4) lidera negociações em junho, veja ranking
Quando perguntado se Trump o convidou para liderar o Fed, o secretário declarou: “Faço parte do processo de decisão”. Ele completou: “Essa é uma decisão do presidente Trump, e o processo seguirá seu ritmo”. O WSJ (Wall Street Journal) já havia publicado que Trump está avaliando a nomeação do seu indicado para substituir Powell.
🔎 De acordo com a publicação, a decisão pode acontecer antes do fim do mandato de Powell. “Como o novo presidente só assumirá o cargo em maio do ano que vem, anunciar a escolha neste verão ou outono seria muito mais cedo do que o tradicional período de transição de três a quatro meses”, diz o texto.
Na cúpula da Otan, Trump já afirmou ter em mente três a quatro nomes para sucessão. Segundo o WSF, entre os nomes cotados estão:
- Kevin Warsh, ex-diretor do Fed;
- Kevin Hassett, ex-diretor do Conselho Econômico Nacional;
- Scott Bessent, atual secretário do Tesouro;
- David Malpass, ex-presidente do Banco Mundial;
- Christopher Waller, membro do conselho do Fed.
Os nomes cotados chegam em momento de ida e volta nas falas do governo Trump sobre uma possível demissão de Powell do cargo no Fed. Meses atrás, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, sinalizou que o governo estava considerando demitir Powell do comando.
💭 Na sequência, Trump declarou que a escolha do próximo presidente do Fed seria feita em breve. Recentemente, porém, o republicano disse não ter planos de demitir Powell apesar de dias antes ter afirmado que “em breve” nomearia seu próprio indicado para comandar o Fed.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA