Exploração na Margem Equatorial pode começar este ano, diz Silveira
A exploração na região está suspensa desde 2024.
🗣️ O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta quarta-feira (8) ter uma visão otimista sobre a possibilidade de o governo liberar ainda este ano a exploração de um poço de petróleo situado na Bacia da Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial.
Segundo o ministro, a Petrobras (PETR4) "resolveu todas as questões" levantadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o que eleva as expectativas.
“Tenho confiança de que a exploração da Margem Equatorial saia este ano. Petrobras sanou todas as dúvidas do Ibama. Isso não é uma questão ideológica, é uma questão mercadológica”, disse Silveira.
💬 Desde o ano passado, a exploração de petróleo na Margem Equatorial está suspensa devido à negativa do Ibama em emitir a licença ambiental solicitada pela Petrobras para perfuração de um poço na região. Essa decisão foi embasada em um parecer técnico que recomendou a manutenção da proibição.
Silveira espera que quaisquer novos obstáculos à exploração da Margem Equatorial sejam apresentados de acordo com a lei. A disputa pela exploração da região divide o governo Lula, com o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama contra, e o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras a favor.
Leia também: Getty Images e Shutterstock anunciam fusão e criam gigante de US$ 3,7 bi
Cabe lembrar que, em outubro, a Petrobras entrou com um pedido na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para aumentar o prazo para realizar a exploração na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.
⚡ Segundo Sílvia dos Anjos, diretora executiva de Exploração e Produção da empresa, o Ibama não havia concluído a permissão para que a petroleira começasse os trabalhos no 1º poço na região.
“Nós temos um prazo da concessão, se não tem a licença, o prazo corre. Tem então que postergar por conta de ainda não ter conseguido ainda a licença. Esse bloco foi adquirido em 2013, claramente a gente já passou e teve que fazer as renovações. Toda vez que não tem a licença, automaticamente solicita e a ANP dá o prazo adicional. Nós solicitamos e vai ser dado, apenas suspende. Para de contar o relógio”, explicou a diretora.
Conforme o seu plano estratégico, a companhia pretende ainda perfurar 15 novos poços na Margem Equatorial brasileira nos próximos cinco anos. Além disso, também prevê a perfuração de 25 poços nas bacias do Sudeste, sendo no total, um investimento de US$ 7,9 bilhões.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista