Entenda por que ações podem cair mesmo quando o balanço é positivo
Cenário macroeconômico e expectativas do mercado são um dos motivos que explicam o recuo dos papeis de uma empresa mesmo com números trimestrais positivos.
A divulgação de um balanço positivo nem sempre se traduz em alta das ações de uma empresa. Diversos fatores podem levar a uma queda no preço dos papeis, como, por exemplo, a frustação das expectativas do mercado e a qualidade do lucro, segundo explicação de Regis Chinchila, head de research da Terra Investimentos.
📉 "Às vezes, as expectativas dos investidores são mais altas do que a divulgação do balanço financeiro positivo pela empresa. Se os resultados não superarem essas expectativas exageradas, as ações podem cair", disse o analista.
Leia também: Confira quais são os maiores medos de investidores ricos
Ao Investidor10, o analista do Terra Investimentos afirmou que os investidores não olham apenas para o desempenho passado, mas também para as perspectivas futuras da companhia. Caso o investidor acredite que o ambiente futuro será mais desafiador, ele irá vender sua ações.
Chinchila acrescentou outros fatores que resultam no recuo das ações: "A queda também pode ser impulsionada por fatores não recorrentes ou não sustentáveis, como vendas únicas de ativos. Isso pode levar os investidores a serem céticos quanto à capacidade da empresa de manter esse desempenho no longo prazo, levando a uma queda nas ações".
Companhias como Mercado Livre (MELI34) e Vibra (VBBR3) viram seus papeis recuarem na B3 mesmo com a divulgação de bons números no 4T23. A varejista brasileira apresentou lucro líquido de US$ 165 milhões, enquanto a Vibra reportou lucro líquido de R$ 3,3 bilhões.
Preço da ação e características específicas podem impulsionar queda
Para Renato Nobile, gestor e analista da Buena Vista Capital, uma das explicações para o cenário de queda nas ações é o preço do ativo.
"Em determinadas situações, o preço da ação pode influenciar seu desempenho. Um exemplo é o setor de tecnologia, onde as ações costumam ter um preço mais elevado. Se o preço de uma ação é alto e o resultado da empresa não atende às expectativas do mercado, há uma grande chance de que o valor das ações caia", explicou ao Investidor10.
📊 De acordo com Nobile, outro fator que contribui é o alinhamento do balanço financeiro com as projeções ou números levemente positivos. Além de características específicas do balanço, como um capex (oscilação do ativo imobilizado) mais elevado, margem pressionada, ebitda e o guidance.
"Outro motivo para as ações recuarem nesse cenário é a realização de lucros. Às vezes, há investidores que são posicionados na empresa há um bom tempo e aproveitam o momento do balanço para realizar lucro", pontuou.
Cenário econômico influencia mas é necessário avaliar "além dos números"
O gestor da Buena Vista Capital também destacou a influência do cenário macroeconômico na movimentação das ações das companhias. "Como exemplo, temos o aumento da procura por tecnologia durante a Covid-19, que, consequentemente, aumentou o lucro nesses locais", lembrou.
🙁 Já para Bruno Benassi, especialista em ações da Monte Bravo Corretora, apesar de bater os alinhamentos e projeções de mercado, a qualidade dos resultados pode ser considerada ruim pelo mercado. Pode acontecer, por exemplo, algo não recorrente ou ganho tributário que faz o investidor diminuir o imposto pago e, por isso, ter um lucro líquido maior.
"É interessante avaliar para além dos números do balanço financeiro de uma empresa. É necessário notar qual era a expectativa do mercado, se a qualidade do resultado é boa ou não, se há projeção de algum guidance ou algum guidance de receita ou de margem, a geração de caixa e se a mensagem da diretoria da companhia é positiva ou negativa", afirmou.
Segundo Benassi, o derretimento das ações do Mercado Livre se deu em razão de um fator macroeconômico. Na Argentina, a empresa teve dificuldades ao comparar os números de sua operação, além da questão tributária envolvendo o Brasil e a Argentina em como fazer um repasse ou como fazer a contratação de um serviço de TI.
O que o investidor pode fazer?
🤔A queda das ações de uma empresa após a divulgação de um balanço positivo pode ser um momento de incerteza para quem aposta em uma companhia. É natural se perguntar o que fazer nesse tipo de situação. Por isso, os analistas Nobile e Chinchila sugeriram algumas dicas que podem ajudar investidores a entender esse cenário. Confira:
- Analisar detalhadamente as razões por trás da queda;
- Avaliar os prós e contras;
- Agir de acordo com seus objetivos e tolerância de risco;
- Analisar o investimento a longo prazo.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump