Embraer (EMBR3) vende 5 aeronaves militares ao Uruguai; veja o modelo

País vizinho ao Brasil se torna a sexta nação a operar o modelo Embraer A-29 Super Tucano na América do Sul

Author
Publicado em 14/01/2025 às 19:57h - Atualizado Agora Publicado em 14/01/2025 às 19:57h Atualizado Agora por Lucas Simões
O modelo Embraer A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões (Imagem: Shutterstock)
O modelo Embraer A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões (Imagem: Shutterstock)

✈️ A Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (14) que a Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do país vizinho converteram opções de compra de cinco aeronaves A-29 Super Tucano em pedidos firmes.

O acordo faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou um pedido firme para uma aeronave, além das opções que agora foram convertidas. O acordo também inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.

Tal contrato faz parte de um programa de renovação da frota para expandir a capacidade operacional da FAU.

“O relacionamento entre a Embraer e a Força Aérea Uruguaia vem crescendo e estamos particularmente satisfeitos em anunciar este acordo no ano em que celebramos 50 anos do primeiro contrato de exportação da Embraer, para o Uruguai”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O número de forças aéreas operadoras do A-29 Super Tucano cresce constantemente devido à sua combinação incomparável de recursos, tornando-o a escolha mais econômica, acessível e versátil.

“Estamos prontos para oferecer a melhor aeronave multimissão para a FAU, bem como todo o nosso suporte para aumentar sua prontidão operacional e aprimorar suas capacidades para realizar missões estratégicas, como vigilância de fronteiras”.

➡️ Leia mais: FIIs nos EUA? 4 REITs pagam dividendos mensais em dólar e podem subir até 26% em 2025

Embraer no ramo militar

Com o Uruguai e a recente aquisição do primeiro A-29 em configuração OTAN (A-29N) por Portugal, o A-29 Super Tucano chega a 20 operadores em todo o mundo, com mais de 290 pedidos.

"A aquisição do A-29 Super Tucano e do simulador de voo fornecerá ao Uruguai capacidades defensivas do espaço aéreo e faz parte do compromisso do governo de renovação dos materiais e equipamentos das nossas Forças Armadas para cumprir as missões que lhes são atribuídas", afirma o Ministro de Defesa Nacional uruguaio, Armando Castaingdebat.

🎯 Para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, aliada a uma grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Apoio Aéreo Tático (CAS), Patrulha Aérea, Operações Especiais, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), Coordenador Aéreo e Tático (TAC), ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento (ISR), Escolta Aérea, Treinamento Básico, Operacional e Avançado de Pilotos, Transição para Caças de Superioridade Aérea, Treinamento JTAC/LIFT e FAC

“Esta incorporação nos projeta tecnologicamente e, ao concluir o processo de aquisição do A-29, nos permite enfrentar, juntamente com a Embraer, os novos paradigmas de segurança regional”, afirma o Comandante da Força Aérea Uruguaia, General Luis H. De León.

EMBR3

EMBRAER
Cotação

R$ 56,90

Variação (12M)

165,64 % Logo EMBRAER

Margem Líquida

8,27 %

DY

0%

P/L

16,21

P/VP

2,47