Eletrobras e Suzano firmam parceria para desenvolver soluções sustentáveis

Uma das principais soluções na mira é o e-metanol.

Author
Publicado em 27/06/2024 às 14:22h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 27/06/2024 às 14:22h Atualizado 2 meses atrás por Elanny Vlaxio
A Suzano é líder global na produção de celulose e referência em bioprodutos inovadores  (Shutterstock)
A Suzano é líder global na produção de celulose e referência em bioprodutos inovadores (Shutterstock)

Nesta quinta-feira (27), a Eletrobras (ELET3) e a Suzano (SUZB3) firmaram parceria para desenvolver soluções sustentáveis, como hidrogênio renovável e e-metanol. O foco principal é a viabilidade de construir uma unidade de produção de combustíveis sintéticos "verdes", a partir do aproveitamento do CO2 biogênico da Suzano.

O CO2 biogênico, gerado na produção de celulose da Suzano, será capturado e combinado com o hidrogênio renovável, gerado por meio da eletrólise da água. Essa rota inovadora de produção apresenta "demanda potencial e escalabilidade", segundo as empresas.

🌳“A produção de e-metanol…, que é um dos candidatos mais prováveis para substituir combustíveis fósseis na indústria marítima, por exemplo, contribuiria expressivamente para a transição energética e descarbonização global”, disse o diretor de Energia da Suzano, Paulo Squariz, em nota.

Leia também: Suzano (SUZB3) vai inaugurar maior fábrica de celulose do mundo em julho

Gerado a partir da queima de biomassa e licor negro provenientes da produção de celulose, o CO2 biogênico pode ser capturado e misturado com o hidrogênio renovável, produzido com eletrólise da água, para produzir combustíveis sintéticos e limpos, em rota de produção que apresenta “demanda potencial e escalabilidade”, segundo as empresas.

Uma das principais soluções na mira é o e-metanol, considerado uma alternativa promissora para descarbonizar o setor de transportes e logística.

🗣️ “Esse acordo estabelece a base para o desenvolvimento de uma cooperação estratégica, com ênfase na produção de combustíveis sustentáveis, e visa atender à crescente demanda por hidrogênio de baixo carbono e derivados no mercado nacional e internacional”, acrescentou o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas.

Negócios da Eletrobras e Suzano

A Eletrobras, maior companhia de energia da América Latina, está pisando forte no acelerador da sustentabilidade. A empresa, dona de um enorme parque gerador hidrelétrico, enxerga no hidrogênio verde uma oportunidade de ouro para oferecer energia limpa e competitiva, impulsionando projetos inovadores e ajudando a construir um futuro mais verde.

Nos últimos meses, a companhia fechou diversos acordos com empresas como Prumo, Green Energy Park e Paul Wurth com o objetivo de ampliar os estudos e a viabilidade do hidrogênio verde, abrindo caminho para a produção em larga escala.

Por outro lado, a Suzano, líder global na produção de celulose e referência em bioprodutos inovadores derivados do eucalipto, como lignina, celulose microfibrilada (MFC) e outros, também se destaca como uma importante geradora de energia renovável a partir da biomassa. A empresa projeta alcançar 1,7 GW com a plena operação do Projeto Cerrado, a nova fábrica de celulose em construção em Ribas do Rio Pardo (MS).