Dólar encosta nos R$ 5,83, com avanço das tarifas de Trump

Já o Ibovespa fechou em leve alta, pressionado pelas perdas da Petrobras (PETR4).

Author
Publicado em 27/02/2025 às 18:19h - Atualizado Agora Publicado em 27/02/2025 às 18:19h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Dólar fechou no maior patamar do mês (Imagem: Shutterstock)
Dólar fechou no maior patamar do mês (Imagem: Shutterstock)

O Ibovespa e o dólar fecharam em alta nesta quinta-feira (27), em meio à derrocada das ações da Petrobras (PETR4) e ao avanço do tarifaço de Trump.

📈 O principal índice da B3 oscilou bastante, mas acabou fechando com uma leve alta de 0,02%, aos 124.798 pontos.

💵 Já o dólar subiu 0,47% e terminou o dia cotado a R$ 5,827, o maior valor de fechamento deste mês de fevereiro.

O pregão desta quinta-feira (27) foi marcado pela decepção com os resultados e os dividendos da Petrobras no quarto trimestre de 2024.

A companhia terminou o trimestre no vermelho, acelerou os investimentos e, por isso, liberou menos dividendos do que o esperado pelo mercado. Consequentemente, caiu forte na bolsa. O baque foi de 3,53% no caso das ações preferenciais e de 5,56% nas ordinárias.

O mercado, contudo, gostou do que viu em outros balanços, como o da Embraer (EMBR3). Por isso, o Ibovespa conseguiu se equilibrar no campo positivo.

Já o dólar ganhou força em todo o mundo por causa do avanço da política tarifária de Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos antecipou de 2 de abril para a próxima terça-feira (4) o início da cobrança de tarifas de 25% sobre os produtos do México e do Canadá. Além disso, decidiu aplicar uma taxa adicional de 10% sobre os produtos da China.

EUA

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam no vermelho, diante do receio de que a elevação das tarifas comerciais pressione a inflação e os juros americanos.

O desempenho da Nvidia (NVDC34) também pesou. A gigante da IA (Inteligência Artificial) superou as expectativas do mercado com o lucro do quarto trimestre de 2024 e as projeções para este primeiro trimestre de 2025. Contudo, analistas seguem receosos com o mercado de IA. Por isso, as ações da Nvidia tombaram 8,48% nesta quinta-feira (27).

Veja o fechamento das bolsas americanas:

  • Dow Jones: -0,45%;
  • S&P 500: -1,59%;
  • Nasdaq: -2,78%.

Baixas

Além da Petrobras, a Vale (VALE3) pesou contra o Ibovespa nesta quinta-feira (27). As ações da mineradora caíram 0,74%, acompanhando os preços internacionais do petróleo.

Já a BRF (BRFS3) perdeu 3,21%, mesmo depois de lucrar 15% mais no quarto trimestre, com analistas mostrando preocupação com o recuo das margens da empresa.

Veja outras baixas do dia:

Altas

A Embraer, por outro lado, decolou 12,12% depois de triplicar o lucro do quarto trimestre e admitir a possibilidade de voltar a pagar dividendos neste ano.

O mercado também parece ter aprovado o balanço da Marfrig (MRFG3), pois as ações da companhia saltaram 8,90% nesta quinta-feira (27). Veja outras altas do dia: