Dólar atinge maior nível desde o início da pandemia, veja valor

A moeda americana subiu 0,39%.

Author
Publicado em 01/11/2024 às 11:17h - Atualizado 19 dias atrás Publicado em 01/11/2024 às 11:17h Atualizado 19 dias atrás por Elanny Vlaxio
O Ibovespa, por outro lado, flertou com os 130 mil pontos (Imagem: Shutterstock)
O Ibovespa, por outro lado, flertou com os 130 mil pontos (Imagem: Shutterstock)

📈O dólar atingiu nesta sexta-feira (1º) o maior valor desde o início da pandemia, em maio de 2020, a R$ 5,838. A moeda americana iniciou o mês de outubro subindo 0,39%, cotada a R$ 5,803.

A recente melhora nos indicadores fiscais brasileiros e as expectativas em torno do novo arcabouço fiscal não foram suficientes para conter a valorização do dólar. Segundo Marília Fontes, em relatório da Nord Investimentos, a pressão sobre a moeda brasileira está mais relacionada a fatores externos, como o cenário econômico internacional, do que aos desafios internos.

E o Ibovespa?

Após encerrar outubro no vermelho, com uma queda de 0,71%, o Ibovespa abriu esta sexta-feira (1º) em leve alta, aos 129.814 pontos. Hoje, os investidores reagem ao Payroll dos EUA (relatório de emprego dos Estados Unidos), que registrou a criação de 12 mil vagas de emprego fora do setor agrícola em outubro.

🗣️ “Os números do relatório de outubro reforçam as percepções de que existe uma desaceleração no mercado de trabalho dos EUA...A estabilidade na taxa de desemprego apoia a tese de que, apesar do menor ritmo nas contratações, a atividade econômica permanece robusta", analisou Danilo Igliori economista-chefe da Nomad Investimentos.

Leia também: As duas melhores ações para dividendos, segundo Luiz Barsi

Já para André Valério, economista sênior do Inter, "O instituto de estatística americano reconhece que cerca de 44 mil empregos foram retirados do setor de logística devido à greve portuária do início de outubro. Portanto, há ruído significativo no resultado desse mês, que dificulta estabelecer qual a real situação do mercado de trabalho americano."

O mercado de commodities, por sua vez, apresenta um cenário contrastante nesta sessão. O petróleo registra alta superior a 2,30%, impulsionado por temores de uma escalada de tensões no Oriente Médio. Por outro lado, o minério de ferro recuava 1,47% na China.