Dexxos (DEXP3) avalia converter ações preferenciais em ordinárias
Companhia vai realizar estudos para subsidiar uma eventual proposta de conversão de 100% das ações preferenciais.
A Dexxos Participações (DEXP3) avalia converter todas as ações preferenciais de emissão da companhia em ações ordinárias.
🧾 Em fato relevante publicado nesta quinta-feira (1º), a companhia disse que o seu Conselho de Administração aprovou o início de estudos para subsidiar uma eventual proposta de conversão.
Se os estudos apontarem nesse sentido, a proposta de conversão ainda precisará ser aprovada pelo Conselho de Administração.
Se aprovada pelo board, a proposta também seria colocada em discussão em assembleias de acionistas -uma assembleia geral extraordinária e uma assembleia geral especial, que contaria com a participação apenas dos titulares de ações preferenciais da companhia.
📈 De acordo com a Dexxos, a decisão de estudar essa possibilidade "está inserida no âmbito de contínuo desenvolvimento das práticas de governança da Companhia e de busca de geração de valor para seus acionistas".
A holding, que investe nos setores químico e de aço, tem cerca de 108,9 milhões de ações em circulação no mercado atualmente, sendo 103,5 milhões de ações ordinárias e 5,4 milhões de ações preferenciais.
Uma potencial conversão, portanto, atingiria menos de 5% dos papeis mantidos em circulação pela companhia.
Leia também: 1° prévia do Ibovespa traz 3 novas ações e troca de nome; DXCO3 cai fora
Ações ordinárias x Ações preferenciais
Vale lembrar que as ações ordinárias, aquelas que terminam em 3 na B3, garantem a seus titulares direito de voto nas assembleias da empresa.
Já as ações preferenciais, aquelas que terminam em 4 na B3 e que podem ser extintas pela Dexxos, não têm direito a voto, mas garantem preferência no pagamento de dividendos.
Empresas com ações preferenciais não são aceitas no Novo Mercado da B3, o segmento de mais alto padrão de transparência e governança corporativa da bolsa brasileira.
"O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de governança corporativa. As empresas listadas nesse segmento podem emitir apenas ações com direito de voto, as chamadas ações ordinárias", explica a B3.
A Dexxos não informou, no entanto, se a entrada no Novo Mercado é um dos objetivos da potencial conversão de ações preferenciais em ordinárias.
DEXP3
DEXXOS PARTICIPAÇÕESR$ 8,15
-25,66 %
9,38 %
6.27%
4,69
0.8
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump