Dexxos (DEXP3) avalia converter ações preferenciais em ordinárias

Companhia vai realizar estudos para subsidiar uma eventual proposta de conversão de 100% das ações preferenciais.

Author
Publicado em 01/08/2024 às 15:18h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 01/08/2024 às 15:18h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Ações preferenciais garantem preferência na distribuição de dividendos (Shutterstock)
Ações preferenciais garantem preferência na distribuição de dividendos (Shutterstock)

A Dexxos Participações (DEXP3) avalia converter todas as ações preferenciais de emissão da companhia em ações ordinárias.

🧾 Em fato relevante publicado nesta quinta-feira (1º), a companhia disse que o seu Conselho de Administração aprovou o início de estudos para subsidiar uma eventual proposta de conversão.

Se os estudos apontarem nesse sentido, a proposta de conversão ainda precisará ser aprovada pelo Conselho de Administração.

Se aprovada pelo board, a proposta também seria colocada em discussão em assembleias de acionistas -uma assembleia geral extraordinária e uma assembleia geral especial, que contaria com a participação apenas dos titulares de ações preferenciais da companhia.

📈 De acordo com a Dexxos, a decisão de estudar essa possibilidade "está inserida no âmbito de contínuo desenvolvimento das práticas de governança da Companhia e de busca de geração de valor para seus acionistas".

A holding, que investe nos setores químico e de aço, tem cerca de 108,9 milhões de ações em circulação no mercado atualmente, sendo 103,5 milhões de ações ordinárias e 5,4 milhões de ações preferenciais.

Uma potencial conversão, portanto, atingiria menos de 5% dos papeis mantidos em circulação pela companhia.

Leia também: 1° prévia do Ibovespa traz 3 novas ações e troca de nome; DXCO3 cai fora

Ações ordinárias x Ações preferenciais

Vale lembrar que as ações ordinárias, aquelas que terminam em 3 na B3, garantem a seus titulares direito de voto nas assembleias da empresa.

Já as ações preferenciais, aquelas que terminam em 4 na B3 e que podem ser extintas pela Dexxos, não têm direito a voto, mas garantem preferência no pagamento de dividendos.

Empresas com ações preferenciais não são aceitas no Novo Mercado da B3, o segmento de mais alto padrão de transparência e governança corporativa da bolsa brasileira.

"O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de governança corporativa. As empresas listadas nesse segmento podem emitir apenas ações com direito de voto, as chamadas ações ordinárias", explica a B3.

A Dexxos não informou, no entanto, se a entrada no Novo Mercado é um dos objetivos da potencial conversão de ações preferenciais em ordinárias.

DEXP3

DEXXOS PARTICIPAÇÕES
Cotação

R$ 9,12

Variação (12M)

-11,41 % Logo DEXXOS PARTICIPAÇÕES

Margem Líquida

9,94 %

DY

5.58%

P/L

5,20

P/VP

0.94