Deputado TH Joias, que vendeu peças para Neymar e Ludmilla, é preso por ligação com facções
Parlamentar do MDB é acusado de negociar armas com o Comando Vermelho e de usar o mandato para favorecer o crime organizado.

Na manhã desta quarta-feira (3), agentes policiais cumpriram mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro como parte da Operação Bandeirantes. Um dos alvos foi o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, do MDB, conhecido como TH Joias.
O parlamentar é apontado por ligações com o crime organizado, suspeito de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi investigado por vender armas e acessórios para o Comando Vermelho.
As investigações recentes da PF, Ministério Público e outros órgãos mostram que ele estaria usando seu mandato na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) para favorecer as facções. Quando os policiais chegaram à sua casa, localizada na Barra da Tijuca, ele não estava lá, mas depois foi localizado no mesmo bairro.
Essa não é a primeira vez que TH se vê em um imbróglio junto à Polícia, pois ele foi preso em 2017 por subornar policiais cariocas, além de suspeitas de tráfico de drogas e armas. Na ocasião, ele passou 10 meses detido, mas foi libertado depois de conseguir um habeas corpus.
Leia mais: Fintechs, fundos e setor de combustíveis são alvo de operação contra crime organizado
Quem é TH Joias
Aos 36 anos, Thiego assumiu o cargo de deputado como suplente, na cadeira que era ocupada por Otoni de Paula Pai, hoje falecido. Ele é presidente da Comissão de Defesa Civil da Casa, responsável por organizar o trabalho em situações de desastres no estado fluminense.
A história do parlamentar começou no ramo da joalheria, segmento que atuava com seu pai em Madureira. Anos depois, já à frente do negócio, conseguiu transformar sua empresa em uma espécie de marca de luxo, que atraiu personalidades bastante importantes, como Neymar, Ludmilla e MC Gui.
“Herdeiro do ofício que aprendeu com seu pai, Juberto, TH acompanhava, ainda criança, as funções de ourives e administração da loja de sua família no centro de Madureira, Zona Norte da cidade, após as aulas”, diz o perfil do deputado no site da Alerj. "Na TH Joias, cada detalhe reflete o nosso compromisso em transformar sonhos em realidade", escreveu ele, em uma publicação no Instagram.
Conforme destacou o InfoMoney, os consumidores pagam até R$ 45 mil por um colar cravejado de diamantes confeccionado pela empresa. Segundo a Polícia, porém, algumas das peças vendidas por TH são fruto de ouro roubado, embora os clientes não soubessem dessa informação.
"Esse indivíduo, ele não estava representando os interesses da população do estado do Rio de Janeiro. Ele estava representando os interesses do Comando Vermelho, de uma facção criminosa", disse Felipe Curi, secretário de Polícia do RJ. O chefe da segurança carioca ainda destacou que não estava surpreendido, considerando o histórico criminal do parlamentar.
Expulsão do MDB
Por meio de nota, o MDB informou que vai expulsar o deputado em razão de todas as denúncias. O partido pontuou que TH já não seguia a orientação da diretoria em seus posicionamentos e que, portanto, não fará mais parte do quadro político.
“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar”, diz o comunicado.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump