B3 (B3SA3) prepara quase R$ 2 bilhões em proventos ao longo de 2026
Operadora da bolsa de valores brasileira pagará bolada em juros sobre o capital próprio (JCP).
🤑 A renda fixa ganhou ainda mais presença na bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), com o lançamento nesta segunda-feira do novo índice baseado em debêntures incentivadas, que possam fazer parte dos ativos aceitos como depósito em garantia pela Câmara B3.
Surge assim o Índice de Debêntures Ultra Qualidade IPCA B3 (IDEB Ultra IPCA B3) que servirá como um referencial sobre o desempenho médio dos preços das debêntures incentivadas com remuneração indexada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mais spread de juros.
Para quem acha que os investimentos em renda fixa só se limitam ao Tesouro Direto e um punhado de CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), saiba que as empresas brasileiras já conseguiram pegar emprestado R$ 13,2 bilhões só em janeiro passado, com cada vez mais investidores se tornando debenturistas e recebendo juros compostos das companhias.
Trata-se de um volume financeiro 397,4% superior ao contabilizado no mesmo intervalo do ano passado, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
🔎 De olho no potencial do mercado de renda fixa, sobretudo em debêntures incentivadas que são isentas da cobrança de imposto de renda (IR), foi elaborada uma carteira que inclui títulos de crédito privado precificados pela B3 que seguem certos filtros.
Entre os quais, não podem participar do novo índice de renda fixa as debêntures perpétuas, conversíveis e permutáveis, debêntures de emissores que façam parte do mesmo grupo econômico da B3, ou que estejam em recuperação judicial ou extrajudicial na data de rebalanceamento.
Vale lembrar que, em fevereiro, a bolsa de valores brasileira lançou um índice composto por debêntures indexadas ao CDI, mais a soma de um spread de juros.
“Estamos atentos às oportunidades no segmento de renda fixa e também às demandas dos clientes para a ampliação de portfólio. Neste ano, lançamos o primeiro índice de debêntures e queremos viabilizar o desenvolvimento de novos índices de renda fixa que poderão ser utilizados na criação de novos produtos para os investidores”, explica Ricardo Cavalheiro, superintendente de Índices da B3.
➡️ Leia mais: Debêntures pagam quase 18% ao ano na renda fixa em 2025; veja o retorno
Inicialmente, a carteira será composta por 20 ativos, de 13 emissores. As debêntures selecionadas para compor o índice devem cumprir os seguintes quesitos, na data de rebalanceamento:
📊 Este é um índice de Retorno Total, com carteira teórica de prazo médio superior a 720 dias corridos e com rebalanceamento mensal, para refletir eventuais mudanças ocorridas. Na carteira do Índice de Debêntures Incentivadas Ultra Qualidade IPCA B3 os títulos são ponderados pelo valor de mercado, levando em consideração as quantidades de mercado das debêntures ao longo da vigência do título.
Operadora da bolsa de valores brasileira pagará bolada em juros sobre o capital próprio (JCP).
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro não descarta governador paulista disputando a Presidência nas Eleições 2026.
Companhias já têm registro na CVM e esperam cenário mais favorável do mercado.
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, estarão abertas as negociações de determinados mercados.
Token deve ser pareado ao real e integrado ao mercado de balcão; bolsa lançou 60 ETFs em 2025
Papéis ensaiam voltar ao maior patamar do ano
A execução do programa está prevista para ocorrer entre 2 de março de 2026.
BRK Ambiental apresentou um pedido de registro de oferta primária de ações à CVM.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?