2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
É verdade que o consumidor brasileiro chegou a esta Black Friday mais confiante que no ano passado, mas a disposição de consumir já esteve maior. Segundo o FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), a confiança do consumidor caiu em novembro pelo segundo mês consecutivo.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) marcou 93 pontos em novembro, uma queda de 0,2 ponto em relação a outubro, quando já havia despencado 3,8 pontos. O recuo de outubro interrompeu uma sequência de seis meses positivos de crescimento, que levou o índice aos 97 pontos em setembro.
Leia também: Americanas (AMER3) pode chegar a acordo com bancos nesta sexta (24), diz jornal
Segundo a economista do FGV/Ibre, Anna Carolina Gouveia, a queda foi puxada de novembro sobretudo pelas famílias de baixa renda. Ela disse ainda que isso pode estar relacionado “a uma maior dificuldade financeira dessas famílias, perspectivas mais pessimistas em relação ao emprego, com forte impacto na situação financeira futura e na sua capacidade de comprar bens duráveis”.
Em novembro de 2022, no entanto, o Índice de Confiança do Consumidor estava em um nível bem menor, aos 85,3 pontos. Além disso, o ímpeto de compras de bens duráveis foi na contramão dos outros itens do índice e subiu 3 pontos no mês, para 97,7 pontos. Esses dados podem, então, ajudar a impulsionar as compras desta Black Friday.
Com a alta do ímpeto de compras de bens duráveis, o Índice de Confiança do Consumidor caiu em novembro, na comparação com outubro, por causa da piora das avaliações dos consumidores sobre a situação atual de suas finanças e das perspectivas para os próximos meses. Com o recuo, o índice está no menor nível desde junho deste ano (92,3 pontos).
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Analistas de Wall Street estimam potencial de valorização de quase +40% nos próximos 12 meses em meio tarifaço que abriu pechinchas na bolsa
Mesmo sem provisões e multas contra a empresa, a administração ainda considera que o prejuízo no trimestre seria de R$ 587,6 milhões
Petrobras (PETR4) e demais petroleiras brasileiras caem com possível fim da guerra na Ucrânia.
Pesos-pesados do IBOV não brilharam, mas varejistas sensíveis aos juros elevados salvam o dia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?