Confiança da indústria mantém estabilidade em agosto, diz FGV

O levantamento indicou um aumento da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

Author
Publicado em 28/08/2024 às 14:29h - Atualizado 19 dias atrás Publicado em 28/08/2024 às 14:29h Atualizado 19 dias atrás por Elanny Vlaxio
Esse resultado positivo foi observado em oito dos quinze locais investigados (Imagem: Shutterstock)
Esse resultado positivo foi observado em oito dos quinze locais investigados (Imagem: Shutterstock)

A confiança da indústria brasileira, medida pelo ICI (Índice de Confiança da Indústria) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), manteve-se inalterada em agosto, permanecendo em 101,7 pontos. Ao analisar o índice em um horizonte mais longo, considerando as médias móveis trimestrais, observa-se uma tendência de crescimento, com quatro altas consecutivas, alcançando 100,6 pontos.

📊 O levantamento indicou um aumento da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados. Embora o ISA (Índice de Situação Atual) tenha registrado uma pequena queda de 0,1 ponto, situando-se em 103,6 pontos, o IE (Índice de Expectativas) apresentou crescimento de 0,1 ponto, atingindo 99,8 pontos, o maior nível desde novembro de 2021.

Leia também: IPCA-15: Prévia da inflação desacelera e fica em 0,19% em agosto

Esses resultados sugerem um cenário de estabilidade na percepção dos empresários industriais sobre a situação atual e um otimismo moderado em relação ao futuro próximo. De acordo com a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) Regional, a produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 4,10% no período de maio para junho.

📈 Esse resultado positivo foi observado em oito dos quinze locais investigados. A produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 3,20% em junho de 2024, quando comparada ao mesmo mês do ano anterior. Entre os estados pesquisados, Rio Grande do Sul e Pará se destacaram com os maiores crescimentos, registrando aumentos de 34,90% e 9,70%, respectivamente.

Ao todo, onze dos dezoito locais investigados pela pesquisa apresentaram taxas positivas. Considerando o período de 12 meses, a produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 1,50%. Esse resultado positivo foi observado em quinze dos dezoito locais analisados.