Avião ATR-72, que caiu em SP, é usado para voos de curta duração

Aeronave levava 58 passageiros e quatro tripulantes

Author
Publicado em 09/08/2024 às 16:20h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 09/08/2024 às 16:20h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Modelo tem capacidade para mais de 70 passageiros. Foto: Shutterstock
Modelo tem capacidade para mais de 70 passageiros. Foto: Shutterstock

O avião que caiu no interior de São Paulo nesta sexta-feira (9) era do modelo ATR-72, fabricado pela francesa Avions de Transport Régional. A aeronave operada pela Voepass (antiga Passaredo) tem capacidade para 74 pessoas, por isso é bastante usada em rotas regionais.

Segundo a ficha técnica, o jato bimotor pode alcançar uma velocidade máxima de 511 km/h, com uma autonomia de 1.324 km de voo. A aeronave tem um comprimento de 27,27 metros, envergadura de 27,05 metros e altura de 7,65 metros.

No Brasil, o ATR é usado também pela Azul (AZULL4) com 39 deles na frota. A fabricante diz que o modelo traz até 45% mais de vantagem para as companhias aéreas dada a eficiência em combustível.

Leia mais: Avião da Voepass com 62 pessoas cai no interior de SP

Segundo a ATR, mais de 1,6 mil unidades já foram fabricadas e vendidas a companhias aéreas de vários países.

"A vantagem de queima de combustível do ATR gera custos e emissões mais baixos e o torna a aeronave ideal para mercados regionais. O ATR 72-600 é a aeronave de referência no mercado regional com economia imbatível. Os custos operacionais em jatos regionais concorrentes são pelo menos 45% maiores", diz a ATR em seu site.

O avião em questão foi fabricado em 2010 e tinha status de regular, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No último boletim da Voepass, a empresa afirmou que o modelo decolou sem nenhuma restrição operacional.

A Voepass foi fundada em 1995 com o nome de Passaredo, que foi mudado em 2019. Neste meio tempo, em 2012, a empresa entrou em Recuperação Judicial com uma dívida de R$ 150 milhões, mas deixou a RJ em 2017.

A companhia é conhecida por operar rotas regionais e conta com contrato de compartilhamento de voos com a Latam. A empresa só realiza voos domésticos de curta duração, como este entre o interior do Paraná e a Grande SP, que é diário.

Possibilidade da queda

Segundo especialistas ouvidos pelo G1, a forma como o avião caiu -em espiral- sugere que tenha ocorrido um estol. Isto significa que a aeronave possa ter perdido a sustentação que lhe permite voar.

A causa, no entanto, ainda vai ser investigada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que é o órgão da Força Aérea responsável por investigar acidentes aéreos.

Segundo a Prefeitura de Vinhedo, todas as pessoas a bordo da aeronave morreram. A companhia aérea ainda não divulgou a lista das vítimas.

Os governadores de São Paulo e Paraná informaram que estão seguindo para o local do acidente. Enquanto participava de evento em Santa Catarina, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas da tragedia.