Greve na Petrobras (PETR4): Petroleiros prometem cruzar os braços na 2ª feira
Estatal propôs um reajuste real de 0,5% em 2026, mas categoria considera proposta insuficiente.
⛽ A CEO da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, comunicou nesta segunda-feira (27) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a estatal deverá subir o preço do diesel nas próximas semanas, conforme reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo.
Dessa maneira, o presidente da República teria sido informado durante reunião sobre a medida que deve afetar tanto a rentabilidade dos caminhoneiros quanto o custo do frete no Brasil, já que cerca de 61% das mercadorias transportadas no Brasil são via o modal rodoviário, segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros.
Na ocasião, o petista teria perguntado quanto seria o aumento nos preços do diesel, mas a CEO da petroleira teria explicado que os técnicos da companhia ainda estão fazendo os cálculos.
Por outro lado, a gasolina ainda não seria alvo de reajustes nas próximas semanas pela Petrobras, conforme fontes com conhecimento no assunto não reveladas pelo jornal.
Até o fechamento desta reportagem do Investidor10, a Petrobras não se pronunciou oficialmente sobre o eventual aumento dos preços do diesel nas próximas semanas.
Embora esse noticiário nos bastidores sugira que a Petrobras esteja prestes a reajustar pelo menos a defasagem do diesel, o mercado financeiro segue com uma crença diferente, já que analistas de diferentes instituições financeiras indicam que a estatal deve adotar uma postura cautelosa, evitando reajustes imediatos, especialmente devido à estratégia da estatal de minimizar os impactos da volatilidade externa sobre os consumidores domésticos.
Atualmente, os preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras estão abaixo da paridade internacional, segundo análises do Itaú BBA e da Genial Investimentos.
➡️ Leia mais: Lula tem desaprovação maior que aprovação pela primeira vez, diz Quaest
Estatal propôs um reajuste real de 0,5% em 2026, mas categoria considera proposta insuficiente.
Estatal recebeu 19 propostas e deve atuar no fornecimento de biometano a partir de 2026.
Segundo a FUP, 3,1 mil aprovados para o cadastro de reserva aguardam convocação.
Caso a empresa seja vencedora, o objetivo será preparar um parque de baterias para atender à demanda em 2028.
Com essa iniciativa, a estatal se tornou a primeira empresa a produzir integralmente no Brasil esse tipo de combustível.
A unidade tem capacidade de processar 35 milhões de litros de petróleo por dia.
As empresas arremataram participações da União nos campos de Mero e Atapu, em Santos.
Em novembro, a categoria rejeitou a contraproposta da Petrobras para o acordo coletivo de trabalho.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?