CEO da Azul (AZUL4) provoca Gol (GOLL4) e diz que fusão é a única saída para aéreas problemáticas
Em uma entrevista em Nova York, Rodgerson discutiu como as aquisições poderiam beneficiar o setor.
🗣️ O CEO da Azul (AZUL4), John Peter Rodgerson, vê a fusão de negócios como uma estratégia crucial para enfrentar as dificuldades das companhias aéreas na América Latina, incluindo a própria Azul.
Em uma entrevista em Nova York, Rodgerson discutiu como as aquisições poderiam beneficiar o setor, reduzindo o custo de capital e melhorando os serviços oferecidos aos clientes.
Ele mencionou que a Azul está explorando uma possível fusão com a Gol (GOLL4) apesar de não entrar em detalhes sobre os processos de fusões e aquisições atualmente em andamento.
As dificuldades enfrentadas pelas companhias aéreas latino-americanas foram exacerbadas pela pandemia, com várias delas, incluindo Avianca, Latam Airlines e Grupo Aeromexico, tendo que recorrer à proteção contra falência.
No Brasil, a Gol também entrou com pedido de proteção contra credores no início deste ano.
Rodgerson também mencionou reuniões com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir o uso de fundos públicos como garantia para empréstimos, visando proporcionar algum alívio para o setor.
Ele expressou otimismo quanto à compreensão do governo sobre a importância de apoiar as companhias aéreas e a expectativa de que uma solução seja encontrada nos próximos meses.
✈️ Apesar dos desafios atuais, incluindo a depreciação da moeda, aumento nos custos de combustíveis e os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul — onde a Azul tem uma grande parte de sua rede operacional comprometida —, Rodgerson reafirmou a previsão de Ebitda da empresa para 2024.
A Azul espera um aumento de 25% no ebitda, alcançando cerca de R$ 6,5 bilhões, e uma redução na dívida líquida para aproximadamente 3 vezes o Ebitda, comparado aos atuais 3,7 vezes.
O CEO destacou ainda que a Azul planeja pagar um título de US$ 68 milhões que vence no final do ano com recursos em caixa, refletindo a capacidade da empresa de gerir suas obrigações financeiras.
Rodgerson concluiu mencionando que, apesar do aumento das dívidas, a Azul agora é uma companhia aérea muito maior em termos de receita do que antes da pandemia, evidenciando seu crescimento e resiliência no contexto desafiador atual.
AZUL4
AZULR$ 4,92
-71,72 %
-25,37 %
0%
-1,30
0.24
Azul (AZUL4) registra alta de 155% no lucro do 4T23
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
Conselho da Azul (AZUL4) aprova emissão de R$ 450 milhões em debêntures
Empresa vai remunerar em 100% da taxa DI mais 6% ao ano
Para o governo, ajuda às aéreas pode sair do fundo garantidor do Desenrola
Com Gol em recuperação judicial, discussão sobre socorro às companhias ganha urgência em Brasília
Azul (AZUL4) fala sobre possível compra da Gol (GOLL4), veja
Azul teria contratado assessores financeiros para avaliar a compra da Gol, que está em recuperação judicial
Azul (AZUL4) avalia fazer oferta para adquirir Gol (GOLL4)
Segundo informações, o banco Cintigroup e a gestora Guggenheim Partners estariam assessorando a Azul neste momento
Azul (AZUL4) aumenta capital social em R$ 789 milhões
Ainda, a empresa emitiu mais 50 mil ações preferenciais
Azul (AZUL4) reabre emissão de título para captar US$ 148,7 mi
Recursos serão utilizados para refinanciar dívidas da companhia área
Ibovespa cai e dólar sobe após dados de emprego nos Estados Unidos
Estados Unidos criaram mais vagas do que o esperado em janeiro, afastando a possibilidade de corte de juros em março