Celso Sabino confirma a Lula que deixará o Ministério do Turismo
A orientação, expedida na quinta-feira (18), intensificou o afastamento do partido em relação à base de apoio do Planalto.

🚨 O ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (19), que deixará o cargo.
A decisão foi tomada depois de um novo ultimato do União Brasil — partido do qual Sabino é deputado federal licenciado pelo Pará — determinando que, em até 24 horas, filiados exonerassem cargos e funções comissionadas no governo federal.
A orientação, expedida na quinta-feira (18), intensificou o afastamento do partido em relação à base de apoio do Planalto.
Segundo interlocutores, Sabino teve uma conversa de mais de uma hora com Lula no Palácio da Alvorada, em que explicou o movimento do União Brasil, manifestou o desejo de cumprir algumas agendas finais e se comprometeu a formalizar a demissão por carta após o retorno do presidente de Nova York, previsto para a próxima quinta-feira (25).
Lula viaja no fim de semana para abrir a Assembleia Geral das Nações Unidas.
No cargo desde julho de 2023, Sabino vinha tentando costurar com a cúpula partidária uma permanência no ministério, mas cedeu à pressão.
Além da agenda cotidiana da pasta, ele atuava de forma direta na preparação da COP30, conferência do clima da ONU que será realizada em 2025 em Belém (PA), seu estado de origem — um dos projetos considerados prioritários pelo governo por combinar agenda ambiental e desenvolvimento regional.
➡️ Leia mais: Saiba o que ainda falta para o BB (BBAS3) voltar a pagar dividendos gordos
A determinação do União Brasil para que seus quadros deixem o governo emergiu após reportagens citarem suposta conexão do presidente nacional da sigla, Antonio Rueda, com a organização criminosa PCC.
Tanto Rueda quanto o partido negam as acusações. Em nota, dirigentes do União chegaram a insinuar responsabilidade do governo nas revelações — uma crítica que desencadeou reação imediata da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Em publicação nas redes, ela repudiou as “acusações infundadas e levianas”, reforçando que a Polícia Federal tem atuação funcional independente e que a direção partidária tem o direito de decidir sobre seus filiados, mas não de atribuir falsamente ao governo a autoria das investigações.
A saída de Sabino adiciona pressão política à base governista, já tensionada por divergências entre Planalto e parte do centrão. Para o União Brasil, o gesto busca preservar a coesão interna e marcar distância do governo em meio ao noticiário adverso envolvendo sua direção.
➡️ Leia mais: Banco do Brasil (BBAS3) assume o ‘trono’ da B3: Petrobras e Vale perdem espaço
Para o Planalto, além do rearranjo no primeiro escalão — com impacto sobre a organização da COP30 —, a demissão reabre a disputa por espaço e indica que novas movimentações partidárias podem ocorrer conforme avança o calendário político.
Nos próximos dias, Sabino deve cumprir compromissos já agendados antes de formalizar sua saída por escrito.
A definição sobre seu substituto ficará a cargo do presidente, que voltará ao país após a participação na ONU.📊 Até lá, o Ministério do Turismo deve seguir com a equipe atual, concentrando esforços para mitigar efeitos da transição em projetos sensíveis e no cronograma da conferência climática em Belém.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump