Carne cara? McDonald's processa frigoríficos como JBS e marca da Marfrig por suposto cartel nos EUA

Big Mac no Brasil custa até 25% menos que nos Estados Unidos

Author
Publicado em 17/10/2024 às 13:51h - Atualizado Agora Publicado em 17/10/2024 às 13:51h Atualizado Agora por Wesley Santana
Big Mac é um dos lanches mais populares (Imagem: Shutterstock)
Big Mac é um dos lanches mais populares (Imagem: Shutterstock)

🍔 Quem é fã de um hamburguer de fast food provavelmente deve ter notado que o preço dos lanches aumentou. O impacto é ainda mais visível nos Estados Unidos, onde, desde 2019, o McDonald's (MCDC34) subiu 21% o preço do seu principal produto: o Big Mac.

No entanto, em muitos casos, esse aumento não está relacionado à inflação, mas a competição entre as empresas. E é justamente por isso que o Méqui entrou com uma disputa na Justiça dos EUA contra grandes empresas do setor de frigorífico, como Cargil, JBS e National Beef - marca que tem a Marfrig como principal acionista.

A rede de fast food destacou que, ao dominar 85% do mercado de carne moída, essas empresas conspiram juntas para controlar o preço dos insumos a fim de aumentar seus lucros.

🥪 Leia mais: Zamp (ZAMP3) assume controle exclusivo das operações do Subway no Brasil

Pesa a essas empresas o fato de que, desde 2020, estarem sendo investigadas pela Justiça depois que outras marcas impetraram esse mesmo tipo de ação. Os frigoríficos negam a a atuação conjunta, mas o Financial Times revelou recentemente que a JBS teria firmado acordos com outras empresas que também entraram na Justiça pedindo respostas da empresa.

Na ação do Mc, os advogados pedem que ocorra o reconhecimento da existência de uma conspiração arquiteta por essas companhias. Além disso, solicita uma indenização três vezes maiores que os danos sofridos nos últimos anos pela gigante de fast food.

Índice Big Mac

📊 A última edição do Índice Big Mac, publicado esporadicamente pela revista The Economist, mostrou que o preço do Big Mac nos EUA é o sétimo mais caro do mundo. No entanto, o país é superado por nações latinas, como Uruguai (+24%) e Argentina (+15%).

O Brasil ocupa a posição de número 30 da lista, custando até 25% menos que o valor de venda nos EUA. Por outro lado, os últimos países da lista são: Egito (-56%), Indonésia (-57%) e Taiwan (-59%)

MCDC34

McDonald's
Cotação

R$ 89,28

Variação (12M)

40,21 % Logo McDonald's

Margem Líquida

32,25 %

DY

1,32 %

P/L

26,48

P/VP

-