Braskem (BRKM5) perde grau de investimento da S&P
Fitch e Moody's já haviam retirado o grau de investimento da Braskem em dezembro de 2023, em meio a rompimento em Maceió

A S&P rebaixou a nota de crédito da Braskem (BRKM5) de BBB- para BB+, com perspectiva estável. Com isso, a companhia perdeu o último grau de investimento que ainda detinha junto às três maiores agências de classificação de risco mundiais.
📉 A Fitch e a Moody's já haviam retirado o grau de investimento da Braskem em dezembro de 2023, em meio ao rompimento parcial de uma mina da companhia em Maceió, Alagoas. Agora, a S&P também rebaixou o rating da Braskem, mas por causa das "condições persistentemente fracas" da indústria petroquímica.
"As condições da indústria petroquímica permanecem fracas e devem resultar em uma maior alavancagem para a Braskem por um período mais longo do que o projetado", afirmou a S&P, em relatório publicado na segunda-feira (26).
Leia também: Americanas (AMER3) cancela rating de crédito corporativo global da S&P
A Fitch afirmou que, dadas as incertezas sobre o crescimento econômico global e as dificuldades enfrentadas pela indústria petroquímica, os spreads do setor devem apresentar uma recuperação mais lenta. E a agência acredita que isso deve levar a uma rentabilidade mais fraca da Braskem, mesmo com os esforços da companhia para cortar custos e otimizar o fluxo de caixa operacional.
💲 A agência ainda menciona os dados preliminares de produção e vendas da Braskem no quarto trimestre de 2023. Em relatório publicado na última terça-feira (29), a companhia disse que as taxas de utilização das suas unidades industriais ficaram em "patamares abaixo da média histórica em função do desequilíbrio entre oferta e demanda global". A Braskem ainda reportou um recuo das vendas no mercado brasileiro.
Diante desses dados, a S&P elevou as projeções para a alavancagem, medida pela relação entre a dívida e o Ebitda líquido, da Braskem. A agência ainda disse que "isto levou a uma mudança na nossa avaliação do perfil de risco financeiro da empresa de significativo para agressivo".
Perspectiva estável
A S&P, contudo, manteve uma perspectiva estável para a nota da Braskem, por considerar que a companhia conseguirá reduzir a sua alavancagem dos 9,0-9,5x projetados para 2023 para um patamar próximo ou abaixo de 4,0x até 2025. "Isto resultaria de melhorias graduais nas condições da indústria e das medidas da empresa para fortalecer a rentabilidade e a geração de caixa", afirmou.
Em comunicado ao mercado publicado depois da revisão de rating da S&P, a Braskem reforçou "o seu compromisso com a manutenção da sua posição de liquidez e disciplina de custos e na continuidade da implementação de medidas para redução da sua alavancagem corporativa".

BRKM5
BRASKEMR$ 6,52
-65,50 %
-7,47 %
0%
0.89
-1,37

Como a crise da Braskem pode afetar os dividendos da Petrobras, segundo o BTG
Como uma das principais acionistas da Braskem, Petrobras poderia entrar em uma eventual reestruturação.

Braskem (BRKM5) com risco de calote? Veja por que empresa afunda na B3
S&P e Fitch rebaixaram rating da Braskem, pelo elevado risco de reestruturação.

Braskem (BRKM5) desaba 10% após contratar assessores para reestruturar dívidas
UBS corta preço-alvo e alerta para pressão no caixa até 2028; ticker perde 38% só em 2025

Braskem (BRKM5) avalia reestruturação de subsidiária no México
A Braskem Idesa busca formas de reforçar sua estrutura de capital e condições de liquidez.

Braskem (BRKM5): O que diz a empresa sobre as negociações de fatia?
A Novonor respondeu que não havia fato novo relevante, motivo pelo qual não houve divulgação adicional.

Braskem (BRKM5): S&P rebaixa nota de crédito de “BB” para “BB-"
A decisão da agência está ligada às incertezas que ainda pressionam os spreads do setor petroquímico.

Braskem (BRKM5) sobe com Tanure no páreo e negociações com Novonor no radar
Mais cedo, a empresa comunicou que a Novonor segue em tratativas com o fundo Petroquímica Verde, controlado por Tanure.

Tanure ameaça desistir da Braskem (BRKM5) sem acordo sobre desastre em Alagoas
A situação envolve questões jurídicas, ambientais e financeiras que seguem sem solução a poucos dias do fim do prazo de exclusividade para a negociação.