Brasil terá 1º túnel submerso em Santos-Guarujá; veja valor
Grupo português vence leilão da travessia que ligará duas cidades do litoral paulista.
O Brasil prepara-se para um marco em sua infraestrutura e mobilidade ao garantir a sua primeira travessia submersa, com extensão de 1,5 quilômetro, com a conclusão do leilão do túnel Santos-Guarujá nesta sexta-feira (5). Com a obra finalizada, o tempo gasto na travessia não passará de cinco minutos.
Isso porque o grupo português Mota-Engil, que tem participação da empresa chinesa China Communications Construction Company (CCCC), venceu o leilão para a construção do túnel que conectará duas importantes cidades no litoral paulista.
O leilão foi realizado durante a tarde de hoje na B3 (B3SA3), sede da Bolsa de Valores de São Paulo, e contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, além de deputados, secretários estaduais e outras autoridades.
O grupo Mota-Engil ofereceu 0,50% de desconto, batendo a proposta feita pelo outro grupo estrangeiro, a espanhola Acciona, que ofereceu zero por cento de desconto sobre o valor da contraprestação pública.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá aporte público de até R$ 5,14 bilhões, divididos igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O restante será coberto pela iniciativa privada. A concessionária vencedora do leilão ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por um período de 30 anos.
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Como será o Túnel Santos-Guarujá?
Apesar de contar com uma extensão de 1,5 quilômetro, serão apenas 870 metros imersos no futuro túnel Santos-Guarujá, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário.
O projeto inclui três faixas de rolamento em cada sentido, uma delas adaptada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e espaço para pedestres e galeria de serviços.
Atualmente, há dois principais modos de travessia entre as duas cidades: o trajeto de 43 km via Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), utilizado por veículos comerciais, com tempo médio de 60 minutos; e o sistema de balsas e barcas, usado por pedestres, ciclistas e veículos leves, com tempos de travessia que variam de 18 a 60 minutos, dependendo das condições operacionais do porto.
Segundo o governo paulista, as travessias por embarcações transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
B3SA3
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